(ENADE 2015) Foi aí que o talento estético de Sergio Rodrigues veio ao encontro do meu bom senso e exigência de conforto e, inesperadamente, empurrou, embaixo de mim, a já citada Poltrona Mole, onde então me sentei. Deitei e rolei. Que artefato, meus amigos! Uns dizem que é slouchingly casual, outros que antecipou a Bossa Nova. Sergio Augusto afirma que é um móvel em que a pessoa se repoltreia, e Odilon Ribeiro Coutinho, que “tem o dengo e a moleza libertina da senzala”. Sei lá. Pra mim, essencialmente couro, foi natural curtição. Anatômica, convidativa, insinuante. Atração fatal. Sharon Stone. É prazer sem igual sentar-deitar numa e ficar olhando, em frente, uma outra da Bauhaus. Melhor, uma outra Mole. Depoimento de Millôr Fernandes. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
Figura 1. Croqui com detalhes da Poltrona Mole, criada por Sergio Rodrigues em 1957.
O texto e a imagem aludem ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues, fundamental para a criação do design com a “cara” do Brasil no decorrer do século XX, e reconhecido internacionalmente, principalmente a partir da criação da Poltrona Mole.
Com relação à importância de Sergio Rodrigues para a história do design brasileiro, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A madeira, por remeter ao móvel colonial brasileiro, era coadjuvante na composição de seu design de mobiliário, marcado pelo uso recorrente de palhinha e couro.
Alternativa 2:
O desenho era um dos pontos fortes de Sergio Rodrigues, que criava formas a partir de referências brasileiras, ignorando as referências internacionais e o que se criava, à época, fora do Brasil.
Alternativa 3:
A simplicidade e a clareza de Sergio Rodrigues não lhe permitiam considerar o mobiliário como obra de arte, mesmo estando a sua maior criação, a Poltrona Mole, exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Alternativa 4:
O movimento moderno teve em Sergio Rodrigues um grande aliado, dado que integrou a ambientação de interiores no movimento de renovação proposto pela arquitetura, conferindo o conceito de brasilidade ao design de móveis.
Alternativa 5:
As fontes indígenas, aliadas ao gosto pelos materiais tradicionais, foram inspirações ao trabalho de Sergio Rodrigues, mas, tão logo tornou-se conhecido como criador do móvel brasileiro, revelou-se adepto a modismos e estilos da época.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2: O desenho era um dos pontos fortes de Sergio Rodrigues, que criava formas a partir de referências brasileiras, ignorando as referências internacionais e o que se criava, à época, fora do Brasil.
Sergio Rodrigues foi um importante arquiteto brasileiro de personalidade única e pioneiro em inovações do design brasileiro. Apresentando traço coerente e único e sua obra mais famosa é a Poltrona Mole.
A produção brasileira no setor imobiliário durante os anos 50 ainda se encontrava presa aos estilos e era conservadora. Sérgio tinha como seu principal diferencial o desenho e então se especializou em utilizá-los para obras com referências brasileiras.
Bons estudos!
Resposta:
alternativa 4: criam uma atmosfera clássica de luxo e ostentação dessintonizada.