(ENADE/2012) De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, reconhecimento é o processo que consiste na incorporação ao balanço patrimonial ou à demonstração do resultado de item que se enquadre na definição de elemento e que satisfaça os seguintes critérios de reconhecimento:
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa E) I, II, IV e V
Acho que faltou um pedaço da sua questão, mas como você informou que era do ENADE de 2012 procurei ela para você e anexei aqui.
Como você pode ver apenas a descrição número III está incorreta, pois conforme o CPC 00 ( Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro) as despesas incorridas devem ser reconhecidas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) quando estas NÃO PRODUZIREM:
⇒ Benefícios econômicos futuros (entrada de dinheiro em caixa ou redução da saída de dinheiro em caixa);
⇒ Quando os benefícios econômicos futuros não se qualificarem;
⇒ Quando os benefícios econômicos futuros deixarem
de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como ativo.
Espero ter ajudado =D
Resposta:
I. A despesa deve ser reconhecida na demonstração do resultado nos casos em que um passivo é incorrido sem o correspondente reconhecimento de ativo, como no caso de passivo decorrente de garantia de produto.
II. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, que esteja relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo e possa ser mensurado com confiabilidade.
III. A despesa deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando o gasto produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificarem, ou deixarem de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como ativo.
IV. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base em procedimentos de alocação sistemática e racional, quando se espera que os benefícios econômicos sejam gerados ao longo de vários períodos contábeis e a associação com a correspondente receita somente possa ser feita de modo geral e indireto.
V. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem direta ou conjuntamente das mesmas transações ou de outros eventos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, IV e V
Explicação: