Empresas monitoram comportamento nas redes sociais para contratar ou demitir As redes sociais se tornaram uma vitrine, através da qual se pode acompanhar o que as pessoas fazem, pensam ou compartilham. Ao mesmo tempo, pode ser uma vidraça para quem se expõe no ambiente virtual sem medir as consequências. E nesse território onde não há divisão entre público e privado, patrões e recrutadores estão de olho no que os profssionais compartilham e nas possíveis repercussões que podem ser geradas. Neste mês, um funcionário da Latam foi demitido após ter aparecido em um vídeo com outros brasileiros constrangendo mulheres durante a Copa da Rússia. Segundo a pesquisadora e consultora na área de comunicação digital Carolina Terra, as empresas estão de olho nos perfs, não apenas os monitorando diretamente, mas recebendo denúncias de pessoas que veem os conteúdos impróprios. A consultoria especializada em recrutamento, seleção, outplacement e recolocação de executivos Luciana Tegon ressalta que os profssionais são avaliados também no âmbito pessoal. "A gente quer entender um pouquinho o que faz aquele candidato que pode vir a se tornar funcionário dentro da empresa", explica. Segundo ela, na entrevista presencial, é possível ver o que o candidato quer passar, mas existe sempre um outro lado que ele não conta, e nas redes sociais é possível conhecer o lado pessoal dele. G1 Surgidas como espaços de comunicação e interação on-line, as redes sociais possibilitam o conhecimento de aspectos da privacidade de seus usuários. Conforme o texto, no ambiente profssional, esse conhecimento permite A controlar as viagens e o lazer dos funcionários. B desmascarar as mentiras ditas nas entrevistas de emprego. C espionar o comportamento virtual do candidato. D avaliar informações pessoais e comportamentais sobre o candidato E inferir a capacidade intelectual do candidato e os possíveisproblemas futuros.
Soluções para a tarefa
Conforme o texto, no ambiente profissional, esse conhecimento permite:
E) inferir a capacidade intelectual do candidato e os possíveis problemas futuros.
> A questão quer saber em que medida as informações sobre aspectos da privacidade dos usuários nas redes sociais interferem no ambiente profissional.
Logo no título do texto está a pista para a resposta: "Empresas monitoram comportamento nas redes sociais para contratar ou demitir".
Também no primeiro parágrafo: "As redes sociais se tornaram uma vitrine, através da qual se pode acompanhar o que as pessoas fazem, pensam ou compartilham."
Resposta:
1)d) avaliar informações pessoais e comportamentais sobre o candidato, pois existe correlação entre as características descritas./d) avaliar informações pessoais e comportamentais sobre o candidato, pois existe correlação entre as características descritas.
2)b) a revelação através do exame dos textos de propaganda, que apresentam posições parciais como se exprimissem a convicção de uma população./A revelação através do exame dos textos de propaganda, que apresentam posições parciais como se exprimissem a convicção de uma população.
Explicação:
1)d 2)b espero ter ajudado!