Além dos setores da virtualização propriamente dita, como o turismo, as comunicações e as fnanças, o conjunto das atividades depende hoje, a montante, dos bens econômicos muito particulares que são as informações e os conhecimentos. Poder-se-ia retorquir que isto sempre foi assim: o caçador, o camponês, o mercador, o artesão, o soldado deviam necessariamente adquirir certas competências e se informar sobre seu ambiente para executar suas tarefas. Mas a relação com o conhecimento que experimentamos desde a Segunda Guerra Mundial, e sobretudo depois dos anos setenta, é radicalmente nova. Até a segunda metade do século XX, uma pessoa praticava no fnal de sua carreira as competências adquiridas em sua juventude. Mais do que isto, transmitia geralmente seu saber, quase inalterado, a seus flhos ou a aprendizes. Hoje, esse esquema está em grande parte obsoleto. As pessoas não apenas são levadas a mudar várias vezes de profssão em sua vida, como também, no interior da mesma "profssão", os conhecimentos têm um ciclo de renovação cada vez mais curto. (...) As informações e os conhecimentos passaram a constar entre os bens econômicos primordiais, o que nem sempre foi verdade. Como eles estão na fonte das outras formas de riqueza e como fguram entre os bens econômicos principais de nossa época, podemos considerar a emergência de uma economia da abundância, cujos conceitos, e sobretudo as práticas, estariam em profunda ruptura com o funcionamento da economia clássica. LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Ed.34, 1996 O mundo contemporâneo tem sido caracterizado pela crescente utilização das novas tecnologias e pela facilidade ao acesso à informação. De acordo com o texto, a sociedade da informação corresponde a uma mudança na organização social porque A surge como alternativa para a melhoria da qualidade de vida. B facilita o intercâmbio de diferentes gerações, pela transmissão do conhecimento. C possibilita às pessoas a alterarem suas profssões algumas vezes durante a vida. D pretere os saberes da velhice e valoriza os da juventude. E ressignifca as práticas econômicas ao transformar-se em um bem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra e.
Conforme se pode identificar no texto, o processo de transformação das relações de trabalho e com a introdução dos meios de comunicação, pudemos notar uma grande modificação no contexto produtivo.
Isso porque a obtenção de conhecimento, a atualização diante de um mundo tão veloz e de informações que circulam de forma tão acelerada, compreende um verdadeiro bem, que permite o enriquecimento e o sucesso financeiro.
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás