ENEM, perguntado por nathaliaramosda3461, 11 meses atrás

Meu Caro Amigo Meu caro amigo, me perdoe, por favor Se eu não lhe faço uma visita Mas como agora apareceu um portador Mando notícias nessa fta Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll Uns dias chove, noutros dias bate o sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta Muita mutreta pra levar a situação Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça E a gente vai tomando que também sem a cachaça Ninguém segura esse rojão Meu caro amigo, eu não pretendo provocar Nem atiçar suas saudades Mas acontece que não posso me furtar A lhe contar as novidades (...) Muita careta pra engolir a transação Que a gente tá engolindo cada sapo no caminho E a gente vai se amando que, também, sem um carinho Ninguém segura esse rojão Meu caro amigo, eu bem queria lhe escrever Mas o correio andou arisco Se me permitem, vou tentar lhe remeter Notícias frescas nesse disco A Marieta manda um beijo para os seus Um beijo na família, na Cecília e nas crianças O Francis aproveita pra também mandar lembranças A todo o pessoal Adeus! O trecho da canção de Chico Buarque evidencia o seu caráter epistolar, isto é, carrega marcas do gênero textual carta, possibilitando que o sujeito lírico, em relação ao interlocutor, A compartilhe uma visão otimista sobre as facilidades do meio urbano. B relate, em chave irônica, as difculdades impostas pelo novo regime político. C envie notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na Terra. D trate de maneira esperançosa o futuro de ambos com suas famílias. E mostre a saudade sentida em casa, restringindo as notícias ao núcleo familiar.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
17

O trecho da canção de Chico Buarque carrega marcas do gênero textual carta, possibilitando que o sujeito lírico, em relação ao interlocutor:

B) relate, em chave irônica, as dificuldades impostas pelo novo regime político.

> De modo irônico, o autor da canção fala dos problemas enfrentados pelo povo brasileiro durante a ditadura militar entre os anos 60 e 70.

Versos como "Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta", "Muita mutreta pra levar a situação", "sem a cachaça Ninguém segura esse rojão", "Que a gente tá engolindo cada sapo no caminho" evidenciam isso.

O eu lírico da canção parece escrever uma carta a um amigo contando o que acontece no Brasil.

Respondido por SDHENYEL
5

Resposta : B) relate, em chave irônica, as dificuldades impostas pelo novo regime político.

Explicação: O trecho da canção de Chico Buarque carrega marcas do gênero textual carta, possibilitando que o sujeito lírico, em relação ao interlocutor.

Perguntas interessantes
Ed. Física, 7 meses atrás