Embora os ácidos graxos saturados indiquem diretamente respostas em macrófagos, os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa - ω-3 (PUFAs), como o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), são conhecidos por seus fatores anti-inflamatórios. O óleo de peixe contém altas concentrações de DHA e EPA e são considerados uma boa fonte de ω-3. Esses ácidos graxos estão envolvidos na ativação do PPARy.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Atendimento Ambulatorial e Clínico Nutricional em Obesidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Com relação aos ácidos graxos poli-insaturados, complete as lacunas da sentença a seguir:
Para que os ácidos desempenhem uma boa função ____________ eles necessariamente precisam de ____________, sendo estes o ácido fólico, vitaminas e minerais; portanto estes devem ser fornecidos juntamente com os ácidos graxos ω-3 para que sua ação ____________ seja efetiva.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
a. fisiológica/ cofatores/ anti-inflamatória.
b. degradante/ reagentes/ anti-oxidante.
c. enzimática/ ligantes/ anti-proteica.
d. terapêutica/ gatilhos/ anti-coagulante.
e. patológica/ reatores/ anti-lipídica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
fisiológica/ cofatores/ anti-inflamatória
Explicação:
Para que os ácidos desempenhem uma boa função fisiológica eles necessariamente precisam de cofatores, sendo estes o ácido fólico, vitaminas e minerais; portanto, estes cofatores devem ser fornecidos juntamente com os ácidos graxos ω-3 para que sua ação anti-inflamatória seja efetiva.
Resposta:
fisiológica/ cofatores/ anti-inflamatória.
Explicação:
Embora os ácidos graxos saturados indiquem diretamente respostas em macrófagos, os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa - ω-3 (PUFAs), como o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), são conhecidos por seus fatores anti-inflamatórios. O óleo de peixe contém altas concentrações de DHA e EPA e são considerados uma boa fonte de ω-3. Esses ácidos graxos estão envolvidos na ativação do PPARy. Para que os ácidos desempenhem uma boa função fisiológica eles necessariamente precisam de cofatores, sendo estes o ácido fólico, vitaminas e minerais, portanto, estes cofatores devem ser fornecidos juntamente com os ácidos graxos ω-3 para que sua ação anti-inflamatória seja efetiva.