ENEM, perguntado por HerozeNeto6499, 1 ano atrás

Em unidades de alimentação e nutrição, a qualidadeé considerada como o fornecimento de alimentosíntegros, livres de contaminantes de origem física,química e biológica, que sejam de boa aceitaçãosensorial e atendam às necessidades nutricionaise expectativas do cliente. Nesse contexto, um dosfatores primordiais para a garantia da qualidade éa inocuidade do alimento. Assim, ações de controlesanitário na área de alimentos, visando à proteçãoda saúde da população e à regulamentação dospadrões microbiológicos para alimentos, sãoprevistas na Resolução n. 12, de 2001, da AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).Considerando as análises microbiológicas previstasno referido regulamento técnico, avalie asafirmações a seguir.I. A avaliação de coliformes a 45 °C verifica acontaminação de origem fecal a partir dapresença do indicador Escherichia coli, umabactéria gram-negativa.II. Os resultados obtidos por contagem emplaca, devem ser expressos em NMP/g ouml (Número Mais Provável por grama oumililitro).III. O produto ou lote deve ser consideradoimpróprio para o consumo humano quandoapresentar resultados superiores aos limitesestabelecidos.IV. Na análise de produtos não caracterizadosno referido regulamento, é permitido aoanalista, com base em sua experiência, queestabeleça padrões para a avaliação doresultado.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa B) apresenta afirmativas corretas em relação a análises microbiológicas previstas  no referido regulamento técnico.

Os resultados obtidos por contagem em placa são dados em unidades formadoras de colonia (UFC), é uma forma de ter o controle microbiológico do alimento, geralmente essa analise e feita em laticínios.

O analista não pode por si só definir padrões de avaliação do resultado, todos os padrões de analise de resultados microbiológicos de alimentos são dados por normas especificas expedidas pela ANVISA.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes