Em uma situação de comunicação, as pessoas colocam o que falam em um certo contexto, que é constituinte e constitutivo daquele dizer, e vão sofrendo alterações e se ajustando ao longo da conversa, objetivando que haja compreensão. O contexto configura-se como indispensável para o entendimento e a coerência textual
Soluções para a tarefa
Podemos definir como correta a: Alternativa A (As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira). O contexto é uma circunstância necessária na produção de textos.
Sobre o Contexto
Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Desse modo, o contexto são todas as informações que determinam o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.
Sendo assim, a relação texto-contexto é dialética. O texto monta o contexto assim como o contexto cria o texto. Da relação entre os dois surge o sentido. Parte do contexto é uma série de textos prévios comuns.
Os contextos podem ser fragmentados entre cinco tipos diferentes. São eles:
- Conceito de produção;
- Linguístico;
- Extralinguístico; E
- Social ou histórico.
Complemento da Questão:
Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. O contexto é uma característica que constitui a ocorrência linguística. Assim, podemos dizer que alguns enunciados são ambíguos do ponto de vista da gramática, porém o discurso vai oferecer condições para uma interpretação homogênea.
PORQUE
II. O contexto configura-se como um conjunto de suposições fundamentadas no conhecimento dos envolvidos naquela conversa, mobilizado para interpretar um texto.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b. a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
c. as duas asserções são falsas.
d. a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
e. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Entenda mais sobre contexto em:
https://brainly.com.br/tarefa/8678988
#SPJ4
Resposta:as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Explicação: