ENEM, perguntado por Priscilagouve9919, 1 ano atrás

Em uma propriedade de ovinos da raça Santa Inês, com extensas áreas de pastagens de Brachiaria decumbens, apósas primeiras chuvas depois de longo período de seca, váriosanimais apresentaram edema de face e necrose da pele dofocinho, principalmente nos animais despigmentados. Cerca de 30% dos animais apresentaram icterícia e houve vários óbitos. À necropsia observou-se lesão hepática grave, comfígado de cor amarelada. Os exames laboratoriais demonstraram aumento de bilirrubina total, aspartato aminotransferase (AST) e, principalmente, gama glutamiltransferase (GGT). Tendo em vista estes fatos, o MédicoVeterinário deve suspeitar de fotossensibilização(A) primária causada pela liberação de filoeritrina na corrente sangüínea.(B) primária causada pela presença da esporidesmina emfungos que parasitam a Brachiaria decumbens.(C) primária causada pela presença da saponinas naBrachiaria decumbens.(D) hepatógena devido à presença de colangite e colângiohepatite e refluxo de filoeritrina para a circulação sistêmica.(E) hepatógena causada pela presença de toxinas produzidas por certas bactérias ruminais.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
6

A alternativa D) é a correta.

Com as alterações nas enzimas hepáticas, o veterinário deve suspeitar da fotossensibilização hepatógena, não por fungos, mas pela presença de toxinas que lesaram os hepatócitos e impediram que eles metabolizassem a filoeritrina de forma adequada.

A fotossensibilização hepatógena  pode ocorrer também por fungos, que irão destruir os hepatócitos e dificultar a metabolização adequada da filoeritrina, que irá se manter circulante.

Espero ter ajudado!

Respondido por isabellaferraz3
8

hepatógena devido à presença de colangite e colângiohepatite e refluxo de filoeritrina para a circulação sistêmica.

Corrigido pelo DNM

Perguntas interessantes