Em uma propriedade de ovinos da raça Santa Inês, com extensas áreas de pastagens de Brachiaria decumbens, apósas primeiras chuvas depois de longo período de seca, váriosanimais apresentaram edema de face e necrose da pele dofocinho, principalmente nos animais despigmentados. Cerca de 30% dos animais apresentaram icterícia e houve vários óbitos. À necropsia observou-se lesão hepática grave, comfígado de cor amarelada. Os exames laboratoriais demonstraram aumento de bilirrubina total, aspartato aminotransferase (AST) e, principalmente, gama glutamiltransferase (GGT). Tendo em vista estes fatos, o MédicoVeterinário deve suspeitar de fotossensibilização(A) primária causada pela liberação de filoeritrina na corrente sangüínea.(B) primária causada pela presença da esporidesmina emfungos que parasitam a Brachiaria decumbens.(C) primária causada pela presença da saponinas naBrachiaria decumbens.(D) hepatógena devido à presença de colangite e colângiohepatite e refluxo de filoeritrina para a circulação sistêmica.(E) hepatógena causada pela presença de toxinas produzidas por certas bactérias ruminais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa D) é a correta.
Com as alterações nas enzimas hepáticas, o veterinário deve suspeitar da fotossensibilização hepatógena, não por fungos, mas pela presença de toxinas que lesaram os hepatócitos e impediram que eles metabolizassem a filoeritrina de forma adequada.
A fotossensibilização hepatógena pode ocorrer também por fungos, que irão destruir os hepatócitos e dificultar a metabolização adequada da filoeritrina, que irá se manter circulante.
Espero ter ajudado!
Respondido por
8
hepatógena devido à presença de colangite e colângiohepatite e refluxo de filoeritrina para a circulação sistêmica.
Corrigido pelo DNM
Perguntas interessantes