A figura abaixo representa uma curva de crescimento demicrorganismos nos alimentos em condições favoráveispara o seu desenvolvimento. Considere as contagensmicrobianas periódicas e a representação logarítmica donúmero de microrganismos viáveis por mililitro na ordenada e a unidade de tempo, na abscissa.Em uma indústria de produtos de origem animal, o controlede qualidade microbiológico deve ser feito no sentido de(A) diminuir a contaminação inicial e aumentar, o máximopossível, o tempo da fase lag (A-B), também chamadafase de adaptação, a fim de ampliar o prazo de vidacomercial do produto.(B) aumentar a inclinação da fase de crescimento, tambémchamada de fase log ou fase exponencial (B-C), com oobjetivo de diminuir o crescimento dos microrganismospresentes.(C) tornar o mais rápido possível o desencadeamento dafase de declínio ou morte celular, abreviando, assim, adeteriora do produto.(D) evitar o prolongamento da fase estacionária (C-D),quando a quantidade de nutrientes aumenta e háaumento da concentração dos produtos tóxicos, o quecausa um aumento no crescimento bacteriano.(E) evitar a multiplicação microbiana, tentando diminuir otempo de duplicação e, conseqüentemente, aumentando a fase log (B-C) e diminuindo a fase lag (A-B).
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
Em uma indústria de produtos de origem animal, o controle de qualidade microbiológico deve ser feito no sentido de diminuir a contaminação e aumentar a fase de adaptação, o que amplia o prazo de validade do produto.
Porém, a industria de leite brasileira é uma das que mais sofre com a dificuldade de diminuir a contaminação inicial por culpa dos produtores, que não investem em métodos de manter o leite limpo, diminuindo a capacidade do leite brasileiro de competir com outros leites.
Espero ter ajudado!
Resposta: LETRA (A): diminuir a contaminação inicial e aumentar, o máximo possível, o tempo da fase lag (A-B), também chamada fase de adaptação, a fim de ampliar o prazo de vida comercial do produto. ✅
Explicação: Corrigido pelo DNM