Em uma clínica além dos cuidados de biossegurança, o profissional deve atentar-se aos primeiros socorros em possíveis intercorrências após a realização de procedimentos. Para diminuir as chances de acidente e lesões, você deve conhecer o seu paciente e tomar os cuidados recomendados, observando as orientações técnicas e oferecendo informações sobre os procedimentos que serão realizados, bem como os produtos utilizados. A demora na busca de assistência especializada ou o atendimento inadequado podem causar danos maiores e até irreversíveis, interferindo na recuperação ou na qualidade de vida do indivíduo.
Os fatores de riscos podem ser extrínsecos (relacionados ao ambiente, à estrutura física do local, ao tipo de tratamento, produtos e equipamentos usados) ou intrínsecos (relacionados ao paciente - idade, sexo, e presença de doenças). STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Utilize este campo para discorrer sobre como o profissional poderá prevenir acidentes relacionados aos fatores extrínsecos, evidenciando o local de atendimento, os equipamentos, e a ventilação. Também indique como prevenir acidentes relacionados aos fatores íntrinsecos, ressaltando a importância de um bom exame físico e sondagem das peculiaridades de cada paciente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os profissionais da saúde devem ter conhecimentos quanto às noções básicas de primeiros socorros para agir corretamente sempre que for necessário.
Fatores extrínsecos:
Para prevenir os fatores de risco ambientais, as instalações e os equipamentos envolvidos na prática clínica devem estar em bom estado e garantir a segurança do paciente.
Nos locais onde serão instalados equipamentos e nos que há técnicas terapêuticas que envolvam água, o piso deve ser revestido com material antiderrapante para evitar quedas. É importante que os equipamentos e maquinários estejam a uma distância apropriada de paredes e colunas. Além disso, todos os ambientes devem ser providos de uma boa ventilação, para evitar distúrbios relacionados com o desequilíbrio térmico do paciente.
Fatores intrínsecos:
É imprescindível dar atenção adequada ao exame físico, à classificação do estado físico do paciente depende dos seus hábitos de vida, das doenças e comorbidades. Sendo assim, é possível verificar que, para prevenir as situações de urgência e emergência, você precisa estar preparado para atuar diante de relatos, como uso de álcool, drogas, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica entre outras. Lembrando, também, que esses hábitos e essas doenças podem ser verificados tanto em adultos como crianças.
Contudo, conhecendo o paciente, tomando os devidos cuidados e oferecendo orientações sobre a técnica que será realizada e os produtos utilizados, podem-se minimizar os riscos de acidentes e lesões e salvar vidas.
Explicação:
Ao considerar as maneiras para evitar fatores de risco no atendimento profissional em saúde, é preciso considerar quanto à análise de ambiente, situação do paciente bem como o seguimento de todas as normas de abordagem em saúde.
Aspectos importantes sobre primeiros socorros em procedimentos
A realização dos mais variados tipos de procedimentos, em clínicas de saúde variadas ou consultórios, exigem não apenas o conhecimento das técnicas relacionadas como também da necessidade de que sejam ofertados primeiros socorros de qualidade.
De maneira específica, quando se pensa em procedimentos de saúde que podem ser desde pequenas manipulações até tratamentos mais delimitados intercorrências podem ocorrer levando à necessidade de considerar a chamada Segurança do Paciente.
A Segurança do Paciente, de forma básica, diz respeito a uma área que busca em todos os tipos de serviços em saúde proporcionar condições para que não existam riscos adicionais na busca por melhoria em seu estado atual.
Prevenção de acidentes em procedimentos de clínicas saúde
Os profissionais de saúde que realizam, em suas variadas modalidades, procedimentos em clínicas devem conhecer quanto à oferta de primeiros socorros com foco na prevenção de acidentes.
Ao se considerar sobre os fatores extrínsecos, dizem respeito às situações localizadas no ambiente externo ao paciente que podem ser motivos de possíveis acidentes e a sua prevenção inclui aspectos como:
- Garantia de equipamentos e instalações em bom estado de funcionamento;
- Dinâmica de funcionamento para os procedimentos ocorrer de forma segura, sem risco de quedas, desabamentos e outros acidentes;
- Piso com revestimento do tipo antiderrapante em práticas que envolvam manipulação de líquidos evitando, assim, quedas;
- Equipamentos e máquinas diversas com distância apropriada de paredes e colunas;
- Cuidados específicos relacionados com rede elétrica evitando, assim, sobrecargas;
- Presença, em todos os ambientes, de boa condição de ventilação natural ou artificial proporcionando, assim, conforto térmico durante os atendimentos.
Além disso, outro aspecto importante é a prevenção de complicações em procedimentos relacionadas com os fatores intrínsecos dos pacientes vinculados com sensibilidades ou reações específicas de seus organismos.
Neste caso, os principais cuidados incluem as seguintes ações:
- Abordagem de anamnese completa do paciente com a identificação de fatores como alergias, sensibilidade, presença de doenças e comorbidades bem como seus hábitos principais de vida;
- Presença de vícios como uso de álcool, drogas ou, ainda, alimentação de forma inadequada que podem ser complicados com a realização de determinado procedimento;
- Realização, antes do início dos procedimentos em saúde, de um exame físico completo e detalhado para verificação de possíveis riscos;
- Abordagem, de forma constante, de contato visual e com comunicação junto ao paciente para identificar eventuais reações inadequadas;
- Realizar todas as orientações sobre como será feito o procedimento, possíveis sensações e reações bem como os cuidados posteriores que serão necessários.
Para saber mais sobre prevenção acidentes procedimentos: https://brainly.com.br/tarefa/7536249