Química, perguntado por hevellen4388, 1 ano atrás

Em uma bancada de laboratório encontram-se três tubos de ensaios numerados de I a III, contendo volumes iguais de água. Alguns cristais de acetato de sódio (A), cloreto de sódio (B) e cloreto de amônio (C) são adicionados nos tubos I, II e III, respectivamente. I II III Ao medir o pH das soluções aquosas resultantes nos tubos de ensaio I, II e III, deve-se verificar que: (A) I < 7; II = 7; III > 7. (B) I < 7; II < 7; III = 7. (C) I > 7; II = 7; III < 7. (D) I = 7; II = 7; III > 7. (E) I > 7; II < 7; III = 7.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por WillQuimica
15
Olá!:


I ) tubo : temos o acetato de sódio que é um sal fraco e base forte ou seja ao sofrer hidrólise ele obterá em uma solução com caráter básico ,logo pH >7

II ) tubo : temos um sal de ácido e bases fortes, então pH = 7

III ) tubo : temos um sal de ácido forte e base fraca logo pH < 7

Alternativa C

espero ter ajudado!
Respondido por mycatelli
0

Resposta:

c)

Explicação:

A: Acetato de sódio (CH3COONa) é um sal derivado de um ácido fraco (CH3COOH) e de uma base forte (NaOH), havendo, portanto, hidrólise do ânion acetato (CH3COO–). Dessa forma, conclui-se que a solução do tubo é básica (pH > 7).

B: Cloreto de sódio (NaCl) é um sal derivado de um ácido forte (HCl) e de uma base forte (NaOH), não havendo, portanto, hidrólise. Dessa forma, conclui-se que a solução do tubo II é neutra (pH = 7).

C: Cloreto de amônio (NH4Cl) é um sal derivado de uma base fraca (NH4OH) e de um ácido forte (HCl), havendo, portanto, hidrólise do cátion amônio (NH4+). Dessa forma, conclui-se que a solução do tubo III é ácida (pH < 7).

Perguntas interessantes