Em um trecho da publicação "O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje", lançada pelo MEC em conjunto com a Unesco, no ano de 2004, o que se diz é que: [...] historicamente os índios têm sido objeto de multiplas imagens e conceituações por parte dos não- índios e, em consequência dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto ás características, aos comportamentos, ás capacidade e á natureza biológica e espiritual que lhe são próprias. Alguns religiosos europeus, por exemplo, duvidavam que os índios tivessem alma. Outros não acreditavam que os nativos pertencessem á natureza humana pois, segundos eles, os indígenas mais pareciam animais selvagens. Estas são algumas maneiras diferentes de como 'os brancos' concebem a totalidade dos povos indígenas a partir da visão etnocêntrica predominante no mundo ocidental europeu. Dessa visão limitada e discriminatória, que pautou a relação entre índios e brancos no Brasil desde 1500, resultou uma série de ambiguidade e contradições e contradições ainda hoje presente no imaginário da sociedade brasileira e dos próprios povos indígenas. A sociedade brasileira majoritária, permeada pela visão evolucionista da história e das culturas, continua considerando os povos indígenas como culturas em estágios inferiores, cuja única perspectiva é a integração e a assimilação á cultura global. Os povos indígenas, com forte sentimento de inferioridade, enfrentam duplo desafio: lutar pela autoafirmação identitária e pela conquista de direitos e de cidadania nacional e global". (2004,p.34). A partir dessa visão, é correto afirmar que:
l. A forma mais eficaz de combater o preconceito contra os povos indígenas é reconhece-lo como produtores de cultura e poder enxergá-los a partir dos conceitos de aceitação da diversidade cultural, afastando-se de uma avaliação etnocêntrica.
ll. É muito difícil aceitar que índios e não índios tenham a mesma possibilidade de produzir cultura, já que as comunidades indígenas vivem em situações primitivas e em condições inferiores para que sejam consideradas um povo que mereça respeito.
lll. Os povos indígenas fazem parte de uma cultura única, com hábitos e costumes idênticos, que podem ser analisados como um único conjunto cultural por terem, independentemente da sua etnia, os mesmos hábitos e costumes.
Esta correto o que se afirma apenas em:
( ) l e ll
( ) ll
( ) I
( ) II e III
( ) III
Soluções para a tarefa
I. Correta. Pois no mundo há uma diversidade cultural vasta, com diferentes línguas, costumes, hábitos, gastronomias e etc. Por isso devemos reconhecer essas diversas culturas em pé de igualdade, não se utilizando de uma determinda cultura/povo como base de comparação para definir conceitos de qual é melhor, qual é mais civilizada e outras comparações que integram esse preconceito étnico-cultural.
II. Incorreta. Como descrito acima, não deveríamos utilizar de bases comparativas para julgar e/ou rotular culturas, já que são diferentes. Dizer que os índios são considerados "primitivos" e assim, incapazes de produzir cultura é compará-lo a outros povos não-índios que se utilizam de recursos diferementes como a tecnologia. Se um determinado povo decide não utilizar algo popular entre outros povos, não deve ser considerado como retrógrado, pois não julga necessário utilizá-lo no cotidiano.
III. Incorreta. As culturas em si são mistas, sofrem influencias do meio em que vivem e de seu passado a todo momento, julgá-la como unica é incorreto pois ele é uma variante, mudando de pessoa para pessoa do povo que a constitui, porque, apesar de estarem inseridos em determinado meio, cada ser humano é individual e possui seus próprios sentimentos, percepções e etc; encarando a cultura e o meio em que vive de forma diferente.
resposta: c ( ) I