Em transmissão de um jornal noturno televisivo (redetv!, 7/10/2008), um jornalista afirmou: "não há uma só medida que o governo possa tomar. " a) considerando que há duas possibilidades de interpretação do enunciado anterior, construa uma paráfrase para cada sentido possível, de modo a explicitá-los. B) compare o enunciado citado com: "não há uma medida que só o governo possa tomar". O termo só tem papel fundamental na interpretação de um e outro enunciado. Descreva como funciona o termo em cada um dos enunciados
Soluções para a tarefa
A - As paráfrases que podem ser formadas para cada sentido possível da oração são:
- "Não existe nenhuma medida que o governo possa tomar."
- "Não existe apenas uma medida que o governo possa tomar."
B - Na oração "Não há uma só medida que o governo possa tomar.", o termo "só" apresenta dois tipos de emprego, conforme seu sentido:
- No sentido de não haver forma do governo tomar alguma medida, o termo "só" está sendo empregado como adjetivo, com sentido de "único".
- No sentido de existirem várias medidas que o governo pode tomar, o termo "só" está sendo empregado como advérbio, com sentido de "somente".
Na oração "Não há uma medida que só o governo possa tomar." o termo "só" está sendo utilizado no sentido de "sozinho", afirmando que qualquer medida escolhida não poderá ser tomada somente pelo governo.
O que é Paráfrase
Paráfrase é a elaboração de uma frase, período ou texto baseado em outro que já existe e é conhecido pelo leitor, sem extrair a ideia do texto original, ou seja, mantendo-a no novo texto.
Exemplos do uso de paráfrase:
- "Antes só do que mal acompanhado."
Paráfrase = "Antes com fome do que cheio de comida insípida."
- "Deus ajuda quem cedo madruga."
Paráfrase = "A professora ajuda quem muito estuda."
Conheça mais sobre Paráfrase aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23544290
#SPJ4