Em termos econômicos, propriamente, a acumulação de moedas e de metais preciosos é o que vai definir a arte de governar no mercantilismo. Em linhas gerais, a finalidade básica do Estado, no entender mercantilista, deveria ser a de encontrar os meios necessários para que o respectivo país adquirisse a maior quantidade possível de ouro e prata. Nesse caminho, vários regulamentos foram estabelecidos com o objetivo de disciplinar a indústria e o comércio.
IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. História Econômica Geral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018, p.45.
O cenário mercantilista defendia a tese da balança comercial favorável. Segundo essa concepção, assinale a alternativa que apresente a regra basica para se promover o desenvolvimento econômico de um país:
Alternativas
Alternativa 1:
Investir em tecnologias.
Alternativa 2:
Exportar mais do que importar.
Alternativa 3:
Praticar mais o comércio do que a agricultura.
Alternativa 4:
Liberalismo econômico através da ausência de tarifas alfandegárias.
Alternativa 5:
Concentração na importação de commodities em detrimento ao comércio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2:
Exportar mais do que importar.
Explicação:
Em termos econômicos, propriamente, a acumulação de moedas e de metais pre- ciosos é o que vai definir a arte de governar no mercantilismo. Em linhas gerais, a finalidade básica do Estado, no entender mercantilista, deveria ser a de encontrar os meios necessários para que o respectivo país adquirisse a maior quantidade possível de ouro e prata. Nesse caminho, vários regulamentos foram estabeleci- dos com o objetivo de disciplinar a indústria e o comércio, impedindo ao máximo as importações e favorecendo as exportações. A proposta dos mercantilistas era que a balança comercial (exportações menos importações) fosse sempre a mais favorável possível. Isso porque, para eles, exportar mais que importar represen- taria uma compensação em ouro e prata.
Pag 45