Em São Paulo, a cobertura da vacinação contra doenças como poliomielite e meningite caiu, em 2017, cerca de 14% se comparada a 2015, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Em 2015, 98,4% do público que necessitava da vacina contra a pólio foi vacinado, índice que caiu para 85% em 2017. Com a meningite, a cobertura passou de 98,4% para 84%Suponha que os dados sejam relativos a um mesmo público-alvo e que os eventos relacionados a encontrar uma pessoa que tenha sido vacinada para poliomielite e outra pessoa, para meningite, nesse público-alvo, sejam independentes. A probabilidad e de se selecionar, ao acaso, dentre o público-alvo de 2017, uma pessoa que tenha sido vacinada para, pelo menos, uma das duas doenças é igual aA 3 1% .B 69%.C 71, 4% .D 97,6%.E 9 9, 9 %
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Alternativa D: a probabilidade de se selecionar, ao acaso, dentre o público-alvo de 2017, uma pessoa que tenha sido vacinada para, pelo menos, uma das duas doenças é igual a 97,6%.
Esta questão está relacionada com probabilidade. A probabilidade é uma razão, calculada através da fração entre o número de possibilidades de um evento ocorrer e o número total de possibilidades. Este valor, na forma decimal, pode variar de 0 a 1 e, consequentemente, de 0 a 100%.
Nesse caso, veja que temos eventos independentes entre a vacinação para uma doença ou para outra doença. A partir disso, podemos calcular a porcentagem de pessoas que foram vacinadas para as duas doenças somando suas respectivas porcentagens e descontando o produto entre elas. Portanto, esse valor será: