História, perguntado por Francinalc9392, 5 meses atrás

em relação aos padrões de projeto de software e princípios arquiteturais, em programação orientada a objetos

Soluções para a tarefa

Respondido por MPia22
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Os cinco princípios que fazem parte da SOLID são:

  • Princípio de Responsabilidade Única (Single responsibility principle)
  • Princípio Aberto-Fechado (Openclosed principle)
  • Princípio de Substituição Liskov (Liskov substitution principle)
  • Princípio de Segregação da Interface (Interface segregation principle)
  • Princípio da Inversão da Dependência (Dependency inversion principle)

Assim, a alternativa correta é a alternativa A.

O exercício completo é:

Em relação aos padrões de projeto de software e princípios arquiteturais, em programação orientada a objetos, existe um princípio denominado de SOLID. Ele, por sua vez, é composto por 05 princípios de acordo com as suas iniciais, sendo eles:

  • A - S (Single responsibility principle) – O (Openclosed principle) – L (Liskov substitution principle) – I (Interface segregation principle) e D (Dependency inversion principle).
  • B - S (Solid principle) – O (Open principle) – L (Library principle) – I (Integration principle) – D (Double principle).
  • C - S (Security closed principle) – O (Open extend principle) – L (Liskov include principle) – I (Interface duplication principle) – D (Duplicate structure principle).
  • D - S (Single closed principle) – O (Open-closed principle) – L (Library exclusive principle) – I (Integration case principle) – D (Dependency inversion principle).
  • E - S (Security basic principle) – O (Open extern principle) – L (Liskov include principle) – I (Interface duplication principle) – D (Duplicate segregation principle).

O que é SOLID

SOLID é um conjunto de princípios que auxiliam o programador a produzir códigos mais limpos.

As funções presentes em cada princípio que envolve SOLID são:

  • Single responsibility principle - uma classe deve ser voltada para um único assunto e possuir somente uma única responsabilidade dentro do software;
  • Openclosed principle - para todo recurso novo adicionado ao software deve-se estender o código fonte original e nunca modificá-lo;  
  • Liskov substitution principle - toda classe derivada deve ser possível de substituição por sua classe base;
  • Interface segregation principle - deve-se sempre preferir criar interfaces mais específicas ao invés uma única interface genérica;
  • Dependency inversion principle - deve-se sempre priorizar abstrações e não implementações.

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#SPJ11

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