Em relação a cada um dos filósofos abaixo:
a) Caracterizar o momento histórico a que pertencem;
b) Procurar características comuns entre os filósofos;
c) Refletir sobre características psíquicas do outro lalteridade em cada por
d) Nomear, a partir das características acima, a fase filosófica de cada grupo.
PAVLOV, SARTRE e LACAN
Soluções para a tarefa
Sobre os filósofos Pavlov, Sartre e Lacan:
1. Pavlov
a. Momento histórico: Ivan Petrovitch Pavlov (1849 - 1936), fisiólogo russo, aclamado na União Soviética comunista, entrou para a história da psicologia por suas pesquisas que levaram ao desenvolvimento da teoria que o tornou conhecido: A teoria do condicionamento clássico.
b. características comuns: o comportamento dos seres humanos é influenciado pelo binômio estímulo-resposta com a função de manter o bom funcionamento biológico, garantindo sobrevivência e reprodução.
c. alteridade: O comportamento humano pode modificar-se devido ao reforço, uma vez que aprende pela vivência direta do reforço, aprende por meio da modelagem, observando outras pessoas e estabelecendo os padrões de seu comportamento, quem controla os modelos de uma sociedade controla o comportamento.
d. fase filosófica: Materialismo
2. Sartre
a. Momento histórico: Jean- Paul Sartre (1905 - 1980), Filósofo e teatrólogo. Serviu na Segunda Grande Guerra Mundial. Chegou a fascinar se por Freud, mas logo reagiu, reivindicando a autonomia da mente negada pela psicanálise.
b. características comuns: A ações projetam o homem para fora de si e fazem com que ele exista, é perseguindo objetivos transcendentes que ele pode existir, sendo o homem uma superação de si mesmo.
c. alteridade: Para obter qualquer verdade sobre mim, é necessário que eu considere o outro. Desse modo, descobriremos imediatamente um mundo a que chamaremos de intersubjetividade e é nesse mundo que o homem decide o que ele é e o que são os outros.
d. fase filosófica: Existencialismo
3. Lacan
a. Momento histórico: Jacques-Marie Émile Lacan (1901 - 1981), psicanalista francês. Médico, teve contato com a psicanálise através do surrealismo, propõe um retorno à Freud. Integrou a Sociedade Psicanalítica de Paris, porém foi após o fim da Segunda Guerra Mundial que a sua obra ganhou importância.
b. características comuns: Os comportamentos humanos são impulsionados pela busca permanente de objeto. Isto aconteceria devido ao fato de aquilo que falta estar, invariavelmente, relacionado a um desejo que, por definição, nunca pode ser satisfeito.
c. alteridade: Para Lacan, a linguagem como significante, estrutura o inconsciente. O sujeito só se constitui através do outro, o inconsciente é o discurso do outro, o desejo é o desejo do outro. Lacan traz a dimensão do Outro, como lugar do significante para a definição de angústia.
d. fase filosófica: Estruturalismo
Bons estudos!