Português, perguntado por stephanih4595, 1 ano atrás

Em que alternativa o texto foi sintetizado adequadamente? a) As contradições da Flip são explicitadas por alguns escritores, chamados de apocalípticos, que adoram falar mal do dinheiro. Um deles é o insuspeito Jonathan Franzen, conhecido como "o romancista da América". Mas as diárias de um hotel durante o evento são caríssimas. b) A Flip desperta reações contraditórias. Para resolver isso, a organização deveria ter mais cuidado na escolha dos patrocinadores, pois o capitalismo compra e corrompe tudo. Quem aponta isso é o espanhol Enrique Vila-Matas, segundo o qual as leis de mercado estão destruindo a literatura. c) O público que frequenta a Flip não está interessado nas polêmicas dos escritores convidados para o evento, sejam eles apocalípticos ou integrados, segundo a polarização formulada por Umberto Eco. Quer aproveitar a festa: passear, conversar, conseguir autógrafos, tirar o maior proveito possível do alto preço pago pela hospedagem. d) Segundo Umberto Eco, há os apocalípticos e os integrados. Na Flip, os dois grupos têm reações contraditórias: os primeiros falam mal do dinheiro, os outros gastam sem reclamar. Mas para ambos o evento pode ser definido como um show para a promoção e divulgação internacional de autores e obras de interesse das grandes corporações editoriais. ► e) Desde sua criação, a Flip provoca reações contraditórias: de um lado há os que consideram o evento um espetáculo em que predominam os interesses das grandes editoras; de outro os que curtem o evento sem maiores questionamentos. A partir da dicotomia proposta por Umberto Eco, os primeiros seriam os apocalípticos e os últimos os integrados.

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
7
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

A partir do texto proposto (um trecho de Cristóvão Tezza falando sobre a Feira Literária Internacional de Paraty), podemos afirmar que a alternativa que melhor sintetiza o texto é a letra (E).

As alternativas (A) e (C) restringem a dicotomia de "apocalípticos" e "integrados" aos escritores - algo que Tezza não faz. A abordagem do autor abrange todo o público da FLIP, incluindo os consumidores da Feira.

A alternativa (B) sugere uma solução para o problema exposto - algo que não é feito no texto dado.

A alternativa (D) afirma que os integrados têm consciência de que a FLIP seja voltada para os interesses mercadológicos das editoras. No entanto, Tezza não afirma isso em seu texto.
Perguntas interessantes