ENEM, perguntado por Raelziinho8322, 11 meses atrás

Em outras palavras, os expurgos stalinistas foram muito além do aspecto puramente político-partidário, tendo englobado uma massa incalculável de anônimos. Afinal de contas, para uma "conspiração antissoviética" da envergadura imaginada por Stalin, os "inimigos do povo" não poderiam se reduzir a alguns poucos milhares. Na época, um senador republicano do estado de Wisconsin, chamado Joseph Raymond McCarthy, encabeçou a maior onda de perseguição política já vivida nos Estados Unidos. Respirava-se intolerância e vivia-se intensamente a luta do bem contra o mal. Era o fanatismo do macarthismo.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla. Faces do fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. (adaptado) Os textos anteriores demonstram que ideologias
hegemônicas podem ser consideradas instrumentos de
A fomento a atitudes violentas contra grupos dominantes.
B unificação de diferentes visões com base na tolerância.
C ampliação do número de participantes da classe política.
D incentivo ao engajamento político das camadas
populares.
E domínio que atuam de forma determinante sobre a
sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra e.

A presença de regimes totalitários, diante de um determinado contexto social, é determinante para o estabelecimento de conformações específicas.

No caso acima, nota-se que esses regimes são autores de um domínio que é marcado pela ausência da tolerância, que é altamente preconceituoso, que é um domínio, e só por isso, já é antidemocrático, incorreto, vai de encontro ao ideal de democracia, liberdade, ultrapassando qualquer tipo de direito do ser humano.

Perguntas interessantes