ENEM, perguntado por karllagioh5864, 10 meses atrás

TEXTO I
A hierarquia e os escalões do tribunal são infinitos e, mesmo para o iniciado, insondáveis. O procedimento nas cortes é em geral secreto até para os funcionários inferiores, daí não poderem quase nunca acompanhar plenamente a evolução posterior dos casos em que trabalham; a causa judicial surge no seu campo de visão sem que saibam de onde vem e prossegue sem que eles fiquem sabendo para onde.
KAFKA, Franz. O processo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
TEXTO II
O que a "jaula de aço" (poder burocrático) significa, antes de tudo, é a perda de um valor caro a esse liberal atípico que é Max Weber: a liberdade, em particular a liberdade individual. Não é surpresa, então, que, no livro Economia e sociedade, ele defina o capitalismo como uma "escravidão sem mestre", isto é, um sistema de dominação ao mesmo tempo absoluto e impessoal.
LÖWY, Michael. A Jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
Os textos discorrem sobre a burocracia do Estado moderno, cuja característica marcante é a
A impossibilidade de conciliar controle social e democracia.
B dificuldade em identificar os agentes que exercem o poder.
C abertura da justiça para o atendimento das demandas sociais.
D moderação das decisões políticas que constrangem os cidadãos.
E compreensão de que a força do governo está na vontade individual.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra b.

O capitalismo, diante de uma sociedade fortemente marcada pela multipolaridade, pode ser compreendido como um fato que permite de fato a existência de uma escravidão, que envolva a economia bem como a sociedade, entretanto, essa não apresenta mestre.

Isso porque o poder do próprio capitalismo e do liberalismo pode ser identificado como absoluto, de fato, todavia, é certamente impessoal, não tem identificação.

Perguntas interessantes