Português, perguntado por juuninhurodrig7009, 11 meses atrás

Em outra parte do poema no canto IV no início do ritual antropofágico O Guerreiro Tupi canta assim seu canto de morte: então Forasteiro cai Prisioneiro de um troço guerreiros com quem me encontrei a cruz de desossego do pai fraco e cego enquanto não chego qual seja dizeri! Eu era o seu guia na noite sombria é só alegria que Deus te deixou em mim se apoiava em mim se firmava em mim descansar o que filho de sou. Logo em seguida ele chora e pede que ele poupe na vida de acordo com os versos acima qual foi o motivo de O Guerreiro Tupi ter perdido Clemência aos Timbiras? Justifique sua resposta com elementos do texto. (Texto de Gonçalves Dias)

Soluções para a tarefa

Respondido por Coisinhaa00
35
tbm estou precisando dessa questão
Respondido por dnaisilva503
16

Resposta:

Olá,

Baseada na obra de Gonçalves Dias, durante o ritual antropofágico, o jovem guerreiro tupi chorara por causa de seu pai, que era cego, sendo que após sua morte ficaria sozinho a vagar pela floresta.

Os timbiras eram índios que devoraram os guerreiros inimigos. Durante o ritual, se o guerreiro chorasse os timbiras não o devorariam, já  que  o choro era  sinônimo de fraqueza.

Foi isso que o guerreiro descrito por Gonçalves Dias fez, chorou por seu pai, sendo logo em seguida liberto. No entanto, esse ato era motivo de desonra para o povo tupi,  o que fez o pai do guerreiro o amaldiçoar e logo em seguida o guerreiro mostrando sinais de valentia foi considerado digno de ser devorado pelo timbiras.

Perguntas interessantes