Pedagogia, perguntado por andressaraab, 1 ano atrás

Em nossa aula estudo de caso, discutimos a influência da linguagem no desenvolvimento global do indivíduo. Para tanto, destacamos a função socializadora exercida pelos sujeitos mais experientes que, ao se relacionarem com as crianças, possibilitam a sua individualização e a inserção na cultura. Ao entendermos o desenvolvimento de forma historicizada, devemos considerar que as mudanças culturais podem implicar em alterações no processo de aquisição da linguagem e de socialização dos indivíduos. Partindo desse pressuposto, convido você a assistir à palestra realizada pelo Instituto CPFL, na qual Julieta Jerusalinsky, psicanalista, é convidada a debater os impactos que o acesso massivo a tecnologias digitais pode causar no desenvolvimento infantil. Disponível em: . Após assistir à palestra, você deverá redigir um texto argumentativo de no mínimo 20 linhas e no máximo 40, discutindo as mudanças sociais sinalizadas por Julieta Jerusalinsky, articulando com os pontos destacados sobre o papel da mediação e da linguagem no desenvolvimento infantil abordados em nossa aula estudo de caso.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

Olá!

Parece que você esqueceu de colocar o link da palestra mas posso te ajudar.

Baseado no conteúdo apresentado pela autora e obras passadas, vemos que ela entende a instituição escolar como uma sinalização da passagem da criança do espaço doméstico para o público.

Deste modo, a transmissão formal da cultura através de regras, valores e saberes desenvolvem as características da formação da mesma.

Assim, Apesar da importância da educação, nem sempre a escola foi um lugar de circulação e pertencimento, principalmente quando levamos em consideração as teorias tradicionalistas, e,somente a partir da introdução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que a instituição escolar passa a agregar os alunos de forma mais democrática.

Por fim, a autora define que a mediação se torna possível para o entendimento do espaço coletivo, e, na avaliação e análise da criança sobre suas faltas e suas potencialidades, a fim então de desenvolve-las.

Até mais!

Perguntas interessantes