A partir do século XVIII, vários pensadores passaram a defender a tese de que o conhecimento de realidade só seria possível por meio da Razão. O movimento a que esses filósofos pertenciam foi chamado de Iluminismo, porque pretendia levar as "luzes" da Razão para iluminar uma sociedade mergulhada nas "trevas". Entre as principais características do iluminismo, podem-se destacar o
a) racionalismo, a valorização do saber e a adoção de uma postura crítica.
b) mercantilismo, a sociedade estamental e a defesa do teocentrismo.
c) absolutismo, a divisão social em ordens e o bulionismo.
d) fanatismo e a busca por explicações míticas.
Soluções para a tarefa
As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.
Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.
Partindo da ideia da educação para todos, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (que foi impressa entre 1751 e 1780), uma obra com 35 volumes, contendo – em resumo – todo o conhecimento que existia até então.
As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).
Resposta:
letra (A)
Explicação:
pois os filósofos acreditavam que o uso da razão era fundamental para explicar o mundo.