História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Em junho de 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), na qual trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, conforme trecho a seguir:

48. O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: “Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres”. Por exemplo (...), a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.

No trecho selecionado da encíclica, o papa estabelece

a) a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário.

b) o vínculo entre a responsabilidade humana no aquecimento global e a elevação do nível do mar.

c) o papel da política internacional para o uso responsável das fontes hídricas.

d) a importância de preservar o bem comum, sobretudo a água potável.  

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
757
Alternativa a.

O Papa evidencia que muitos dos conflitos ambientais causam severos danos para a humanidade, mas se tornam mais agudos para os pobres ou, nas palavras do Pontífice, "os mais frágeis do planeta", que ele reitera em vários pontos da Laudato si, especialmente do 48 ao 52.

:)
Respondido por crisjoao34
159

Resposta:

A resposta correta é a letra a)

Explicação:

A relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário

Perguntas interessantes