Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos. Brasil e Japão - Dados demográficos em 1908 e 2008. (Ministério do Interior e Comunicações do Japão; IBGE -Estatísticas do Século XXe Organização da Nações Unidas, 2008.) Utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século XX e a direção atual do fluxo migratório. (A) Elevada densidade populacional no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra agrícola no Brasil; inversão do fluxo com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão. (B) Acelerado processo de urbanização no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; manutenção do fluxo, exclusivamente com japoneses altamente qualificados imigrando para o Brasil. (C) Cobrança de impostos elevados no Japão; abolição da escravatura no Brasil; interrupção total do fluxo migratório entre os dois países. (D) Política de privilégios para o primogênito no Japão; baixa esperança de vida e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; inversão do fluxo, exclusivamente com descendentes de japoneses emigrando para o Japão. (E) População muito maior no Japão; densidade populacional elevada com grande expansão urbana no Brasil; aumento do fluxo em mais do que o dobro, exclusivamente com brasileiros natos emigrando para o Japão.
Soluções para a tarefa
Enquanto as fazendas de café brasileiras necessitavam de mão de obra, o Japão vivia uma crise causada pela alta densidade populacional, e o país passou a incentivar os japoneses que migrassem para outros países em busca de trabalho.
No início, a adaptação dos japoneses em nosso país foi difícil, mas aos poucos a cultura brasileira foi sendo por estes incorporada e o trabalho rural passou a ser bem aceito.
Atualmente, o que se vê é inversão do fluxo daquela época, com brasileiros emigrando para o Japão em busca de novas oportunidades, fascinados pelo desenvolvimento daquele país. Em especial, o fluxo migratório é mantido pelos descendentes japoneses até a terceira geração, que tem a entrada no país facilitada pelo governo japonês.
Resposta:letra a
Explicação:
No início do século XX, o Japão ainda enfrentava fortes pressões demográficas, associadas aos altos índices de natalidade
e pequena oferta de trabalho, provocados pelas profundas transformações socioeconômicas decorrentes da Era Meiji (1868). Neste mesmo período, o Brasil apresentava escassez de mão-de-obra agrícola, associada, entre outros fatores, à redução da imigração italiana e o fim do escravismo.
Diante do crescente progresso socioeconômico alcançado pelo Japão após a II Guerra Mundial e do quadro de recessão econômica que o Brasil enfrentou nas últimas décadas, houve uma inversão do fluxo, com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão e aumentando a população decasségui (trabalhadores de fora) no país.