Física, perguntado por Wemerssoncarlos6083, 1 ano atrás

Em uma circular técnica da Embrapa, depois da figura, encontramos uma recomendação que, em resumo, diz: “No caso do arraste com a carga junto ao solo (se por algum motivo não pode ou não deve ser erguida...) o ideal é arrastá-la ... reduzindo a força necessária para movimentá-la, causando menor dano ao solo ... e facilitando as manobras. Mas neste caso o peso da tora aumenta. ” (www.cpafac.embrapa.br/pdf/cirtec39.pdf. Modificado.) Pode se afirmar que a frase que destacamos em itálico é conceitualmente (A) inadequada, pois o peso da tora diminui, já que se distribui sobre uma área maior. (B) inadequada, pois o peso da tora é sempre o mesmo, mas é correto afirmar que em II a força exercida pela tora sobre o solo aumenta. (C) inadequada: o peso da tora é sempre o mesmo e, além disso, a força exercida pela tora sobre o solo em II diminui, pois se distribui por uma área maior. (D) adequada, pois nessa situação a tora está integralmente apoiada sobre o solo. (E) adequada, pois nessa situação a área sobre a qual a tora está apoiada sobre o solo também aumenta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
17
Olá!

Temos aqui duas situações distintas onde uma tora é "puxada" por um trator. Lembre-se que o valor da força peso da tora é o mesmo nas duas situações, porém precisamos levar alguns aspectos em consideração...

- Na situação I:
A força peso é igual a soma das forças normal no sistema, pois existe o contato entre a tora e o trator e também existe o contato entre a tora e o solo.

P = N1 + N2

- Na situação II:
A força peso é igual a força normal (força de contato) entre a tora e o solo.

P = N

Sendo assim, a frase destacada em itálico no texto do exercício é inadequada, porque o peso da tora é o mesmo na duas situações, mas também é correto afirmar que na situação II, a força exercida pela tora sobre o solo é maior, portanto a alternativa correta é a alternativa B.
Respondido por castthodanielle
0

Resposta:

Correto é a alternativa b)

Explicação:

Perguntas interessantes