Biologia, perguntado por Yllah, 1 ano atrás

Em gatos, a cor da pelagem preta é dominante em relação à cinza. Uma fêmea preta, chamada filó, tem mãe preta homozigota e pai preto, chamado Bigode. A mãe de Bigode é cinza. Se Filó cruzar com um gato cinza, a probabilidade de nascer um descendente cinza é qual?

Soluções para a tarefa

Respondido por anavonende
172

olhem a resposta mais votada. Ela diz que são 50% de chance do gato nascer cinza, se Filó for heterozigota dominante. Mas ela também tem 50% de chance de Filó ser homozigota dominante, ou seja, 1/2 de chance. Para obter o resultado, você deve multiplicar 1/2 por 1/2 para obter o resultado correto, que é 25% de chance de nascer descendentes cinzas.

Respondido por MikeCnt
144

Resposta:

25% de chance do descendente ser cinza (aa).

Explicação:

1) Do enunciado:

Assim como mostra a imagem, sendo a mãe de Biode cinza (aa), Bigode só  pode ser Aa, já que é preto. A mãe de Filó sendo AA (preta homoziota), não é possível determinar se filó é Aa ou AA, ela tem chance de ser qualquer uma das duas possibilidades. Potré, sendo AA não é possível haver prole cinza aa.

2) Do cruzamento com o gato cinza:

Sendo o gato cinza aa e a Filó podendo ser AA ou Aa, a imagem mostra as possibilidades de prole

  • Filó AA: toda prole será preta Aa
  • Filó Aa: 50% será preta Aa e 50% será cinza aa

3) A probabilidade:

De acordo com a situação, a chance de Filó não ser capaz de ter prole cinze por ser AA, que é de 50%, deve necessariamente entrar no cálculo também. Assim sendo, existe 50% de chance dela ser Aa e mais 50% do resultado do filhote dela ser aa. Nesta situação, deve-se multiplicar as chances. Logo:

1/2 x12 = 1/4 = 25%

Continue estudando com esta questão que aborda o calculo da probabilidade de uma prole https://brainly.com.br/tarefa/228499

Anexos:
Perguntas interessantes