ENEM, perguntado por jujulinda64, 11 meses atrás

Em edifícios com mais de 500 metros de altura, a discussão ultrapassa as noções de arquitetura e engenharia doedifício, tornando-se uma nova forma de urbanismo, com o conceito da cidade vertical. Essas propostas vão além dasdiscussões do impacto ambiental, urbano e socioeconômico, visando à criação de bases teóricas e tecnológicas para aelaboração de projetos futuros, mais viáveis economica e tecnologicamente dentro do contexto da cidade. Por trás dassoluções arquitetônicas, o projeto de edifícios altos de melhor desempenho ambiental demanda um processo detalhadode estudos técnicos de desempenho, incluindo simulações computacionais avançadas, sem o qual é impossível preverseu desempenho e, assim, justificar o partido e a inovação.Na década de 1960, o Grupo Archigram projeta o Plug-in City partindo das conexões entre os vários espaços doambiente construído, surgindo a ideia das ligações diagonais, indo além daquelas horizontais e verticais perceptíveisem cidades onde o edifício alto já tinha um papel definidor da paisagem e das dinâmicas da vida urbana.Vinte anos mais tarde, Norman Foster and Partners projeta a Millenium Tower (888 metros), originalmente propostapara a baía de Tóquio simulando uma cidade vertical, dentro de uma forma cônica, construída sobre o mar.Considerando as informações apresentadas no texto e com base nas imagens, avalie as afirmações a seguir.I. O edifício alto ambiental contempla no processo de projeto as particularidades dos contextos climáticos eculturais, dessa forma, cria uma imagem de homogeneização da arquitetura e da tecnologia.II. A megaestrutura do Plug-in City, apesar de futurística, possui uma hierarquia clara de estruturas, formas esistemas, como encontrado no ambiente urbano convencional.III. Nas últimas duas décadas, as propostas para edifícios classificados como superaltos são apresentadas comoa solução para os problemas de sustentabilidade urbana.IV. Segundo Archigram, com as inovações do setor da indústria tecnológica, a arquitetura tradicional poderia sertransformada e as cidades tornariam-se organizações mais eficientes, o que contraria as metas atuais dasustentabilidade urbana.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e III.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
0

Alternativa C) e a correta.

I. Alternativa incorreta. Pelo contrario, da forma citada pela alternativa, cria uma customizacao e personalizacao da arquitetura para cada regiao geografica e cultural.

II. Alternativa correta: os deslocamentos diagonais podem ser considerados ruas e areas entre os deslocamentos podem ser considerados quarteiroes, e cada quarteirao com usos definidos de construcao - residencial, comercial, industrial, institucional.

III. Alternativa correta. A verticalizacao dos grandes centros urbanos evita que se tenha que ampliar a infra estrutura da cidade (agua, esgoto, pavimentacao, energia eletrica) para cada vez num raio maior, em sentido a periferia, portanto pode ser considerada uma solucao para os problemas enfretados pelas cidades.

IV. Alternativa incorreta. Tornar as cidades mais eficientes e um dos objetivos para se tornar as cidades mais sustentaveis.

Perguntas interessantes