em aspecto importante da chamada sistemática - estudo científico da diversidade biológica e de sua história evolutiva - é a taxonomia, que envolve a identificação, denominação e classificação das espécies. o sistema moderno de denominação dos seres vivos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Taxonomia (que dá os nomes); e.
a Filogenia ou sistemática (que mostra a linha evolutiva)!
Vem com a gente revisar para o Enem, os Vestibulares, e o Encceja!Taxonomia e FilogeniaEntenda a estrutura da classificação pelas semelhanças.
Taxonomia: É a ciência que nomeia e classifica os seres vivos. Para isso, são observadas as semelhanças entre as diferentes características entre eles.
Foi fundada pelo médico e botânico sueco Carl von Linné (1707-1778), mais conhecido como Lineu (em português). Cachorro, por exemplo, é cannis lupus familiaris. Gato, é felis catus.
O taxonomista Lineu revolucionou a taxonomia ao criar um sistema de nomenclatura padronizado para os seres vivos: a nomenclatura binomial. Essencialmente, o seu sistema é utilizado até hoje da mesma forma.
Filogenia ou Sistemática: A sistemática, além de estudar a classificação dos seres vivos, estabelece relações evolutivas entre os diferentes grupos. Na época de Lineu, os cientistas eram adeptos à teoria fixista. Portanto, a sistemática é uma disciplina mais recente, criada cerca de 100 anos após os trabalhos de Lineu, quando Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies” onde descrevia a evolução por seleção natural.
Categorias taxonômicas: Táxon ou categoria taxonômica corresponde a seres vivos agrupados por características em comum. A categoria taxonômica básica é a espécie. Espécie é um grupo de indivíduos extremamente semelhantes ente si e capazes de se reproduzirem produzindo descendentes férteis.
Bolsas para Direito, Enfermagem e Administração. Veja!
gapixel
Por exemplo, as variadas raças de cães domésticos, são todas da mesma espécie, pois são capazes de se cruzarem produzindo descendentes férteis.
Algumas espécies são capazes de se reproduzirem entre si, porém seus descendentes são estéreis. É o caso, por exemplo, da égua e do jumento, que gera a mula. Ou dos tigres e leões que geram os “ligres” ou “tiões”.
Veja nossa aula gratuita sobre Taxonomia
Resumo simples e rápido com a professora Juliana Evelyn Santos. Confira:
Muito boa esta aula da Juliana. Vale a pena~!
Este post está valendo pra você? - Então, compartilhe com os colegas!
Veja como agrupar espécies semelhantes
Espécies com muitas semelhanças entre si serão reunidas em um segundo grupo (com grau de semelhança menor do que no primeiro grupo), o gênero. Gêneros com semelhanças entre si formam famílias, que por sua vez formam ordens, que são reunidas em classes.
As classes semelhantes entre si se reúnem em um grupo maior – os filos que, juntos, formam os reinos. Em muitos grupos, há uma grande complexidade de seres vivos e, muitas vezes, pode haver grupos intermediários como sub e supergêneros ou sub e superfamílias.Biologia - Nomenclatura Científica
Regras de nomenclatura: Os nomes científicos dados aos seres vivos são padronizados mundialmente.
Isso impede que as barreiras linguísticas causem confusões em publicações científicas. Assim, o cão doméstico, por exemplo, é chamado de Canis familiaris, em qualquer idioma. Logo, para que a classificação e a nomenclatura sejam uniformes, é preciso seguir algumas regras:
– Todos os nomes devem ser escritos em latim ou devem ser latinizados;
– Os termos que indicam as categorias de gênero até reino devem começar com letra maiúscula.
– O nome de uma espécie é sempre binomial (tem dois nomes) e, como está em latim, deve ser escrito destacado no texto – em itálico ou sublinhado. Por exemplo: Homo sapiens (ser humano), Panthera onca (onça pitada) ou Felis catus (gato doméstico).
Veja como dar os nomes científicos
Confira no resumo da professora Juliana Evelyn Santos;
Gostou do Resumo? Muito bom. Agora confira nos detalhes como ficam os nomes científicos:
A elaboração do nome científico:
A primeira palavra do nome científico indica o gênero e a segunda o termo específico. Note que a segunda palavra é escrita com letra minúscula (quando a segunda palavra homenageia alguém, ela pode ser escrita em letra maiúscula).
– Algumas vezes pode haver um terceiro nome, que indica uma subespécie. Isso ocorre quando populações isoladas geograficamente acumulam algumas diferenças, podendo criar novas espécies.
Assim, estas populações, além da nomenclatura binomial, recebem um terceiro nome. Exemplo: Crotalus durissus terrificus
Explicação: