Psicologia, perguntado por bielsiqueira08p6m9yd, 10 meses atrás

Em A única revolução possivel e a que se faz dentro de nos". Quais são as competências socioemocionais que voce utilizaria para explicar o pensamento acima?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunadcgomes
0

Resposta:

" A única revolução possível é a que se faz dentro de nós"

Com certeza uma frase sábia que nos faz refletir em vários sentidos, mas as competências socioemocionais que eu usaria para descreve-la são as que estão ligadas a nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.

Pois conhecer é ter a consciência do que esta fazendo e de quais são as suas atitudes ou seja começando a revolução de dentro para fora, é reconhecer que todos somos imperfeitos e que só teve um perfeito que deu sua vida por nós e mesmo assim nos deixou o direito de escolha, é sermos verdadeiros com nós mesmos. Conviver é muito mais do que só estar junto, é entender o lado dos outros se colocar no lugar deles e perceber quando precisam de ajuda, não é simplesmente dar-se bem, mas é ter proximidade e principalmente o conhecimento de nós mesmos,  a convivência com a nossa vida, como poderemos ajudar os outros se não conhecemos o que há em nós? Trabalhar não é somente exercer uma função ou uma obrigação, mas trabalhar é colaborar é apoiar e principalmente aprender com os erros e com as imperfeições para alcançar um nível superior. Em uma empresa como vamos subir de cargo se não conseguimos trabalhar em equipe? Ou se não conseguimos colaborar e entender o que nossos colegas necessitam e em que precisam da nossa ajuda? Não tem como, por isso temos que trabalhar o nosso coração e a nossa mente para que possamos entender o que está acontecendo a nossa volta e no que as pessoas precisam de ajuda. E por último, mas o mais importante, é o ser, não adianta nós prestarmos atenção ou concordarmos, ou querer ensinar, todos os termos acima se nós primeiramente não sermos, não adianta eu querer ensinar à uma pessoa que ela não pode jogar um papel no chão, e explicar todas as consequências se eu não preservo as árvores cortando-as, estou causando mais problemas para o meio ambiente do que esta pessoa, assim como diz um versículo da Bíblia:

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

" Mateus 7:3-5

Isso se trata de que devemos ser para depois exigir ou exercer, só assim poderemos revolucionar, por isso que a frase fala que a única revolução  possível é a de nós mesmos, porque se cada um cuidasse de fazer a diferença primeiramente em si e na sua própria vida, não precisaria se preocupar com as atitudes dos outros pois isso se resultaria em uma revolução mundial, pois todos estariam em harmonia.

Pois lembre-se, ser é ter identidade própria, é ter capacidade de enxergar a si próprio antes de exigir algo de outra pessoa, pois revolução é transformação, renovação e mudança  e para isso acontecer com os outros é preciso acontecer primeiramente em nós. Talvez uma mudança de hábitos, uma transformação no caráter e uma renovação na vida, mas não esqueça, sempre haverá algo que poderá fazer melhor.

"Sempre haverá alguém maior do que você e que fará coisas melhores do que você. E mesmo assim, ninguém nunca fará do jeito que você faz. "

Seja o melhor de você.

Explicação:

Esta é uma explicação sobre o versículo que citei acima:

"Jesus usa uma ilustração com base na figura do olho para denunciar o comportamento hipócrita que leva ao juízo errado. O olho é uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Um pequeno cisco no olho já é suficiente para causar um grande incômodo.

Então quando Jesus fala sobre alguém que possuí uma trave em seu próprio olho, e ainda assim tenta remover um argueiro do olho de outra pessoa, ele destaca o quão patético e sem sentido é esse tipo de comportamento. Na verdade ele chega até ser impossível! Uma pessoa que possui um cisco em seu olho, muitas vezes nem mesmo consegue manter aberto o olho irritado. W. Hendriksen compara essa ilustração de Jesus à cena de um oftalmologista cego tentando realizar uma cirurgia num olho alheio.

O Senhor Jesus ainda usa a linguagem do exagero propositalmente. Ele não diz que a pessoa que tenta tirar o argueiro do olho do seu irmão também tem um argueiro em seu próprio olho; mas diz que essa pessoa tem uma trave em seu olho.

A palavra “trave” nesse texto traduz um termo grego que significa literalmente “viga”. Esse termo é usado para designar uma viga de sustentação. Já a palavra “argueiro” traduz um vocábulo grego que significa “pequeno ramo seco” ou “palhiço”. A ideia dessa palavra nesse texto é indicar justamente um cisco ou uma pequena farpa em contraposição a enorme viga."

Espero ter ajudado!!! Há e desculpa a prolongação rsrsrsrs.

Perguntas interessantes