História, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Em 330 o imperador romano Constantino decidiu mudar a capital do Império Romano para a cidade, e Bizâncio e fundou Constantinopla. Anos mais tarde, com a divisão do Império Romano, Constantinopla passou a ser a capital do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino. Durante o governo de Justiniano (527-565) o Império Bizantino viveu o seu auge. Sobre o governo de Justiniano é incorreto afirmar:

a) Justiniano promoveu campanhas com o propósito de reconquistar territórios pertencido ao Império Romano, conseguindo unificar novamente os dois impérios.

que já haviam

b) Juristas bizantinos adaptaram diversos aspectos do antigo Direito romano às necessidades da sociedade bizantina, dando origem ao Corpus juris civilis, um conjunto de leis, decretos, normas e códigos

que ficou conhecido por Código de Justiniano.

c) Justiniano dedicava-se ao estudo teológico e por meio da religião procurou impor sua autoridade. Ao reunir o poder estatal e o religioso, o Império Bizantino iniciou uma prática que ficou conhecida como

cesaropapismo.

d) Durante o governo de Justiniano foi construida a Basilica de Santa Sofia. A obra levou cinco anos para ficar pronta e serviu de modelo para igrejas do Ocidente e do Oriente. Depois da conquista de Constantinopla pelos turcos, no século XV, a basilica transformou-se em uma mesquita.​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
2

A alternativa correta é a b) Juristas bizantinos adaptaram diversos aspectos do antigo Direito romano às necessidades da sociedade bizantina, dando origem ao Corpus juris civilis, um conjunto de leis, decretos, normas e códigos  que ficou conhecido por Código de Justiniano.

Justiniano, que governou entre 527-565, expandiu, durante seu reinado, o Império as regiões mediterrâneas que chega a reconquistar a cidade de Roma e a Península Itálica para os povos germânicos.

As leis romanas conhecidas como sendo Corpus Juris Civilis durante o governo de Justiniano. Ele foi organizado e influenciaram códigos civis em países da época.

Corpus Juris Civillis ficou conhecido como sendo o Código de Justiniano.

O surgimento da legislação foi importante já que existia, durante o Império Bizantino, era um instrumento também para a unificar com uma legislação congruente e com as demandas de litígios.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes