História, perguntado por peixinho70, 6 meses atrás

Em 31 de março de 1964, os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país, assumiram o controle do Estado por meio de um golpe. A justificativa para esse golpe de Estado baseava-se na proteção contra: *


a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.

b) as ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano, já instaladas na Argentina e no Chile.

c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho à tradição brasileira.

d) a violação dos direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada desde a renúncia de Jânio Quadros.

Soluções para a tarefa

Respondido por daianebatista7321
30

Resposta:

Letra A

Explicaçao:

Um dos principais argumentos, tanto da reação conservadora quanto das movimentações militares em março de 1964, era a tentativa de instalação de uma subversão da ordem democrática a partir de setores permeados por ideais comunistas e programas revolucionários. O caso da Ligas Camponesas, lideradas por Francisco Julião, era um dos mais patentes nesse sentido. A aproximação do presidente João Goulart com premissas comunistas também preocupava tanto militares quanto civis conservadores.

Perguntas interessantes