Em 2016, aconteceram, pela primeira vez no brasil, as olimpíadas. Entre as várias provas do evento, a mais tradicional é a maratona, na qual o atleta deve percorrer 42 km correndo. A batalha de maratona, que deu origem ao nome dessa prova olímpica, deveu-se à a conquista de cartago pelo exército romano. B vitória dos espartanos na guerra do peloponeso. C invasão dos macedônios na batalha de queroneia. D luta entre gregos e persas durante as guerras greco-persas
Soluções para a tarefa
Resposta:A resposta é a letra D
Explicação:
A batalha de maratona originou-se através das lutas entre gregos e persas durante as guerras greco-persas. Alternativa D).
As guerras greco-persas
O nome maratona foi dado através de uma lenda antiga em homenagem a soldado ateniense de nome Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas. De acordo com a estória, o soldado teria corrido cerca de 42 km de distância do campo de batalha até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas, e, após cumprir a missão faleceu de exaustão.
De acordo com o general grego Melcíades, o soldado teria, na verdade, sido enviado antes da batalha à Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr 240 km em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) Luta entre gregos e persas durante as guerras greco-persas.
Aprenda mais sobre guerras greco-pérsicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/519347
#SPJ4