Em 1960 iniciava-se no continente sul-americano uma competição de futebol de clubes, reunindo
o campeão nacional de cada país integrante da Confederação Sul-americana de Futebol. Chamando-
se inicialmente de Copa dos Campeões da América, o torneio logo passou a ser conhecido
como como Copa Libertadores da América. Na história dos países sul-americanos, quais idealistas
são considerados os Libertadores da América e qual processo de revolução político e social
eles lideraram no século XIX?
Soluções para a tarefa
Resposta: São considerados principais Libertadores da América do Sul líderes de caráter menos guerreiro foram Dom Pedro I, Símon Bolívar, San Martin.
Símon Bolívar, San Martin foram responsáveis por diversos processos de independência de países sulamericanos, que tinham o ideal de liberdade arraigado como é o caso da Venezuela.
Outra importante figura foi Dom Pedro I, responsável por proclamar a independência do Brasil, através de um processo marcado pela pacifidade do acontecimento.
São considerados Libertadores da América os principais comandantes militares nas lutas pelas independências das antigas colônias latino-americanas me relação à Europa, sendo Libertadores da América figuras como Simón Bolívar, José de San Martín, José Miguel Carrera, José Joaquín de Olmedo e o nosso Dom Pedro I.
Foi comum, inclusive, que alguns Libertadores da América, como Bolívar e San Martín, atuassem não apenas na conquista apenas da independência de seus respectivos países (Colômbia e Argentina), mas que também, uma vez tendo vencido a guerra "em casa", atuassem no comando de tropas nos países vizinhos, ainda colonizados.