História, perguntado por JuliaDewojno, 1 ano atrás

Em 1929, o arqueólogo alemão Julius Jordan desenterrou uma vasta biblioteca de tábuas de argila com um tipo de escrita conhecida como "cuneiforme", com cinco mil anos de idade, mais antigas que exemplares semelhantes encontrados na China, no Egito e na América.
As tábuas estavam em Uruk, uma cidade mesopotâmica - e uma das primeiras do mundo - às margens do rio Eufrates, onde hoje fica o Iraque.
As tábuas não haviam sido usadas para escrever poesia ou enviar mensagens a lugares remotos. Foram empregadas para fazer contas - e também para elaborar os primeiros contratos

O texto faz referência a um período muito conhecido da história da Humanidade, no qual surgiram os primeiros registros escritos.
Assinale a alternativa que, corretamente, descreve o contexto em que surgiu a escrita na Mesopotâmia.

A) Os mesopotâmicos criaram a escrita como forma de se comunicar com os deuses, entalhando placas de argila que eram cuidadosamente depositadas no interior dos templos religiosos.
B) O surgimento da escrita foi vinculado a criação de um sistema de educação segundo o qual todas as crianças deveriam dominar o conhecimento das letras e dos cálculos.
C)As cidades da Mesopotâmia eram separadas por longas distâncias, percorridas a pé por mensageiros que levavam cartas e ofícios trocados entre os governantes.
D)A evolução da literatura oral gerou a necessidade de registrar os textos poéticos declamados pelos grandes oradores da Antiguidade clássica.
E)O desenvolvimento do comércio levou à criação da escrita, utilizada, inicialmente, para realizar registros contábeis e firmar contratos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
181

A é falsa, a escrita na antiga Mesopotâmia tinha um papel bem mais prático, e não religioso.

B é falsa, a educação na sociedade antiga se limitava aos filhos das classes privilegiadas.

C é falsa, embora realmente distantes, a Mesopotâmia era dividida em cidades-estado autônomas.

D é falsa, foi o desenvolvimento da escrita que auxiliou a literatura, não o oposto.

E é verdadeira, sendo a escrita naquela sociedade uma forma de manter a contagem dos produtos e víveres diversos, assim como uma forma de garantir a propriedade privada.

Respondido por filipeconradoo
23

Resposta:

obrigado e sim a letra e estava com muita dúvida

Perguntas interessantes