História, perguntado por jousevieirarabe, 11 meses atrás

Em 1912, o jornalista Martim Soares apresentou alguns nomes de destaque no governo do Ceará, que naquele ano estava ocupado por membros da família Acioly (filhos, genros, cunhados de filhos, primos etc.): presidente do estado (governador), oito deputados esta­duais, o diretor, o vice-diretor e quatro professores lentes da Faculdade de Direito, o di­retor e cinco professores titulares da Escola Normal (para formar professores), o diretor do batalhão de segurança (espécie de polícia militar), professores do Liceu (a mais impor­tante escola de nível médio do estado), o diretor e o tesoureiro dos Correios, o chefe da inspeção veterinária, os três senadores do estado do Ceará, dois deputados federais. O jornalista completava ironicamente: "E quem afirmar que no Ceará há uma oligarquia, é porque é muito maldizente...". Explique o que eram as oligarquias estaduais

Soluções para a tarefa

Respondido por jacksonr7
9
Oligarquia vem do grego e significa governo de poucos, desde a antiga Grécia o termo tem um sentido pejorativo. O termo aristocracia possui significado semelhante, se diferem, pois a oligarquia pode ser empregada com o significado de governo de poucos e em benefício próprio. 

No Brasil, o termo oligarquia foi empregado para denominar os “coronéis” de São Paulo e Minas Gerais que se revezavam no comando do país, durante a República Velha (1889-1930), esse período é conhecido como “política do café-com-leite”.


jousevieirarabe: muito obrigado jacksonr7
Perguntas interessantes