Elas preferem internet a sexo Uma em cada duas mulheres preferem ficar duas semanas sem fazer sexo do que passar o mesmo período longe de um computador conectado a web. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada nos estados Unidos, que questionou outras necessidades “vitais” como “fazer compras”, “ver televisão” e “sair para jantar”. Observe que o verbo preferir foi empregado no titulo e no corpo do texto com regências diferentes. Sobre isso, assinale a opção correta. A) O titulo apresenta a regência do verbo preferir de forma errada. O correto seria “elas preferem Mais internet a sexo” B) Titulo apresenta a regência do verbo preferir de forma errada. O correto seria “ela preferem internet DO QUE sexo” C) O corpo do texto mostra preferir regento a espressão “do que” quando, conforme a norma, em seu lugar deveria vir a preposição A: “prefere ficar duas semanas A passar o mesmo período longe de um computador”
Soluções para a tarefa
C) O corpo do texto mostra preferir regento a expressão “do que” quando, conforme a norma, em seu lugar deveria vir a preposição A: “prefere ficar duas semanas A passar o mesmo período longe de um computador”
A regência do verbo 'preferir' admite o verbo transitivo direto e indireto. A utilização 'do que' é incorreta e não está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Portanto, o correto é 'eu prefiro ir ao cinema a ir ao teatro' ao invés de 'eu prefiro ir ao cinema do que ao teatro'. Porém, é comum vermos esses erros no dia a dia.
É fundamental conhecer a regência, isto é, a relação existente entre os verbos e seus complementos, para que não haja a interpretação de diferentes formas, que podem atrapalhar o seu real significado.
Abraços!