ENEM, perguntado por stephanearline79761, 10 meses atrás

e viva eu cá na terra sempre triste.Se lá no assento etéreo, onde subiste,memória desta vida se consente,não te esqueças daquele amor ardenteque já nos olhos meus tão puro viste.E se vires que pode merecer-tealgua cousa a dor que me ficouda mágoa, sem remédio, de perder-te,roga a Deus, que teus anos encurtou,que tão cedo de cá me leve a ver-te,quão cedo de meus olhos te levou.Considerando esse soneto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. Por meio de um eufemismo, o eu Iírico expressa que Deus foi o responsável pela morte, prematura,de sua amada e, consequentemente, por sua tristeza devido à separação.PORQUEII. Ainda que pareça contraditório, o eu Iírico indica que o mesmo processo —a morte — que o separouda amada será também a solução para a sua tristeza.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma jusfificativa correta da I.O As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificafiva correta da I.O asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.fú A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.@ As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra B:  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

I- Verdadeira. O eu lírico expressa que a morte da amada foi responsabilidade de Deus, que quis que ela partisse mais cedo, fazendo com que ele ficasse triste.

O eu lírico faz uso do eufemismo, para suavizar tais pensamentos.

O sentimento de tristeza fica evidente nos versos devido a separação da amada tão cedo.

II- Verdadeira. Para o eu lírico a morte será a solução para ver a amada, mesmo que essa seja a causadora da separação. Há uma contradição.

O eu lírico quer morrer para poder ver a amada.

Abraços!

Perguntas interessantes