É possível afirmar que o ideário iluminista, que tem como um de seus desdobramentos a Constituição Civil do Clero, influenciou na concepção de educação dos pioneiros da Educação Nova? Explique sua resposta.
2) Quando os pioneiros da Educação Nova publicaram seu manifesto o analfabetismo era uma realidade severa a ser combatido no Brasil. De acordo com os princípios que defendiam e os materiais que estudamos, pode-se afirmar que eles também estavam preocupados com o analfabetismo? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
1) Sim, a Educação Nova mostrou-se como uma alternativa inovadora para o combate ao analfabetismo, além de considerar as necessidades especiais dos alunos que apresentam dificuldades, com tendências pedagógicas mais inclusivas.
2) Sim, estas modificações nas estruturas pedagógicas estariam na pauta dos alunos que estivessem dentro do segmento de analfabetismo, resultando na melhora deste quadro, com as novas propostas pedagógicas.
1 e 2) É possível afirmar que o ideário iluministra influenciou a Educação Nova, até porque a Educação Nova estava preocupava com a diminuição do analfabetismo e, devido a isto, buscaram propostas pedagógicas alinhadas com o ideário iluminista.
E que ideário iluminista é este?
O movimento iluminista lançava críticas diretas ao absolutismo do Antigo Regime. Os nobres, para o Iluminismo, eram os que defendiam a organização de sociedades aristocráticas, não democráticas.
O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.
O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política.
O agente deste progresso, na França, era a classe burguesa, pronta a substituir a nobreza do Antigo Regime.
O Iluminismo francês emprestava de Kant o famoso lema: "Ousa pensar!" (Sapere aude), símbolo da busca pela autonomia racional e individual sem as amarras da crença e da opinião irrefletida. A tarefa do pensamento, com o Iluminsimo, passa a ser escolher, ordenar, promover e realizar a ordem que se considere necessária. Não se trata mais de contemplar e compreender, como na filosofia clássica, nem, muito menos, relacionar-se com qualquer aresta teológica, como na filosofia medieval.
Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:
- cientificismo
- racionalismo
- materialismo
- antirreligiosidade
- homem como auto-inventor infinito
- crença na perfectibilidade do futuro
Os nomes mais importantes do Iluminismo francês - e os que mais representaram sua influência na Revolução - são os seguintes:
- Diderot e D'Alembert, enciclopedistas que introduziram os pensamentos críticos, os ataques à Igreja e às convicções vigentes e, com isso, fizeram da Enciclopédia o veículo máximo das ideias do Iluminismo.
- Voltaire (Françpis-Marie Arouet 1694-1778) foi o mais famoso de sua época, professava uma atitude incrédula e irônica em relação às religiões. Crítico de uma visão otimista do mundo tradicionalmente relacionada à Leibniz.
- Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários). Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte. Rousseau era iluminista porque considerava a razão o instrumento privilegiado para a superação dos males da sociedade. Portanto, não seria a Igreja o órgão de salvação da humanidade, mas sim o Estado que salvaria tanto individual quanto coletivamente a humanidade.
- Montesquieu (1689-1755) ficou mais famoso pelo seu livro "O Espírito das Leis", inspirado pela observação empírica das instituições políticas inglesas. Na obra, Montesquieu explica a divisão entre três poderes (legislativo, executivo e judiciário) que viria a ser uma base doutrinal liberal para a Constituição de 1791. Lá ele também fala dos três tipos de governo e seus respectivos princípios éticos:
- republicano (virtude)
- monáqruico (honra)
- despótico (medo)
Ironicamente, a Revolução que teoricamente se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa acabou, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.
Saiba mais sobre a Revolução Francesa em: brainly.com.br/tarefa/2837208