"É no final do século XIX que a Psicologia ganha um caráter científico, tornando-se independente da Filosofia e por meio das atividades experimentais e teóricas iniciadas no laboratório de Leipzig na Alemanha. Nesse mesmo período histórico, a educação também busca distanciar-se somente das explicações filosóficas e as duas ciências iniciam suas relações. Um dos campos da Psicologia, e que mais tarde se torna um dos núcleos da teoria educativa é a Psicologia da Educação. Ou seja, a Psicologia é uma das ciências em que a Educação recorre para a compreensão do seu principal objetivo, que é o processo educacional de crianças, jovens e adultos (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 22). Aos poucos, a Psicologia da Educação vai sendo estruturada. Quanto às suas atribuições, quando do seu surgimento em relação à prática educativa e escolar, analise as alternativas a seguir:
Soluções para a tarefa
Olá!
Segue o restante da questão:
I - Assume trabalhos e pesquisas sobre aprendizagem.
II - Desenvolve a área dos testes mentais e medida do comportamento.
III - Trabalha com a psicologia da criança e a clínica infantil.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e)I, II e III.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra e) I, II e III.
Bom, a psicologia no meio da educação possui a finalidade de examinar os alunos, mas também de ajudar no seu desenvolvimento de sua analise critica juntamente com as suas competências.
Já no meio clinico ela pode auxiliar crianças que possuem dificuldades em varias áreas da sua vida e fazer exercícios para estimular a tanto o desenvolvimento afetivo como o cognitivo e isso normalmente é realizado por testes psicológicos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!