Sociologia, perguntado por caramelosss, 11 meses atrás

É necessário perceber a questão agrária não apenas como um problema econômico, mas também como uma problemática de cunho social e cultural. Afinal, a obtenção da terra não é usada somente para produção e comercialização de bens, mas também para compartilhar o modo de vida e a cultura geral de um povo. Esse problema é bastante recorrente nos dias atuais com os indígenas que possuem as suas terras, mas que são corriqueiramente invadidas por pessoas que desejam obtê-las.

Com relação a essa problemática, analise os itens a seguir.

I. Esse problema pode levar à perda de aspectos culturais, já que os indígenas possuem suas terras como propriedade cultural, pois durante anos nos seus terrenos foram desenvolvidas as suas crenças e o seu modo de levar a vida, de modo que retirar esse povo da sua terra é como tentar retrair a sua cultura, ou até mesmo destruí-la.
II. O mesmo ocorre com comunidades quilombolas, que usam o terreno para disseminar a sua cultura e contar um pouco mais sobre a sua história de resistência desde a época do regime escravista.
III. Muitas vezes, a dignidade dos povos dessa localidade não é levada em consideração, já que diversas pessoas perceberem as suas terras como uma forma de ganhar dinheiro e obter lucro.
IV. As leis que protegem as terras dos indígenas e dos quilombolas são eficientes e problemas como os relatados nos textos não acontecem comumente.

Está correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.


edmartires: esta fazendo ead ?
caramelosss: estou

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9

I, II e III estão corretas.

As comunidades quilombolas se agrupam colocando em prática suas tradições mesmo na sociedade moderna.

Segundo o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, foi regulamentado o procedimento para identificação, assim como o reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

 

Além disso é importante destacar que a partir do Decreto 4883/03 ficou transferida do Ministério da Cultura para o Incra a competência para a delimitação das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos, bem como a determinação de suas demarcações e titulações.


vandersonpaulo008: CORRETO I,II, E III OBRIGADO
Respondido por apenastrocas09
1

Resposta:

I, II e III estão corretas.

Explicação:

Perguntas interessantes