É importante deixar claro: para formar um leitor é imprescindível que entre a pessoa que lê e o texto se estabeleça uma espécie de comunhão baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação. É necessário também que haja esforço e este se justifica e se legitima justamente através da comunhão estabelecida" (AZEVEDO, 2004, p.2). De acordo com a citação acima, podemos entender que: a) Para que a literatura infantil atue na formação de novos leitores, estes devem se identificar com o seu texto e conseguir, além de ter prazer, elaborar inúmeras interpretações. b) O hábito da leitura é algo que não requer esforço, uma vez que os ganhos com ela são muito grandes em termos de satisfação e motivação. c) Formar um leitor é um processo que ocorre entre o leitor e o objeto lido, em que são estabelecidas inúmeras relações, logo, o adulto passa a ser desnecessário. d) A formação de um leitor se associa com a utilização de obras instigantes e desafiadoras nas quais existe a identificação do seu texto e imagens com o imaginário do professor. e) Como os pais e professores são aqueles que, num primeiro momento, escolhem as obras literárias infantis a serem lidas, devem julgar se elas são interessantes e produzem interpretações que se aliem ao que pensam.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Para que a literatura infantil atue na formação de novos leitores, estes devem se identificar com o seu texto e conseguir, além de ter prazer, elaborar inúmeras interpretações.
Explicação:
O livro infantil escolhido deve ser interessante para o novo leitor e não para os pais ou professores. O desenvolvimento do novo leitor irá melhorar muito com uma literatura que ele se identifique.
Uma das principais formas de se estimular a leitura aos novos leitores compreende a exposição de diferentes textos, para que possam identificar seus gêneros e tornar a leitura uma atividade prazerosa (Alternativa A).
Como estimular a leitura?
A leitura é representada como um processo muito importante, o qual diz respeito ao aprendizado e a interpretação do que está sendo reiterado e argumentado pelo autor. Para isso, os educadores devem se habituar a apresentar diferentes gêneros e obras literárias que possam se encaixar com os gostos de cada aluno.
Mais sobre leitura: brainly.com.br/tarefa/51148195
#SPJ2