É correto afirmar que,em certa etapa do desenvolvimento ,o embrião dos mamíferos apresentan brânquias ?por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não,Essa idéia já está superada no exterior, embora continue a ser veiculada nas escolas brasileiras.
Os embriões dos mamíferos apresentam formações semelhantes a de outros embriões,mas cada uma origina um órgão específico,Não são brânquias
Explicação:
No desenvolvimento embrionário há, de fato, o aparecimento de fendas pares que se desenvolveme nos lados da faringe embrionária (trato digestivo). Cada uma é formada por uma evaginação da endoderme da faringe e uma invaginação correspondente da ectoderme da parede do corpo; a parede intermediária rompe-se para formar uma fenda, que, para os evolucionistas,seria uma fenda branquial.
Em vertebrados superiores que respiram por pulmões, como aves e mamíferos, essas estruturas não funcionais desenvolvem-se somente no embrião e não persistem,desaparecendo antes do nascimento.
Isso, segundo a Teoria da Recapitulação Embrionária, seria uma prova da evolução dos seres vivos,contudo os criacionistas defendem que não seriam brânquias, mas somente invaginações semelhantes às que originam as brânquias nos peixes,mas que se transformam em outras estruturas como os tubos eustaquianos,as glândulas paratireóides e o timo.