Português, perguntado por marlucedaniele, 6 meses atrás

E Baleia fugiu precipitada, rodeou o barreiro, entrou no quintalzinho da esquerda, passou rente aos craveiros e às panelas de losna, meteu-se por um buraco da cerca e ganhou o pátio, correndo em três pés. Dirigiu-se ao copiar, mas temeu encontrar Fabiano e afastou-se para o chiqueiro das cabras. Demorou-se aí um instante, meio desorientada, saiu depois sem destino, aos pulos.
Defronte do carro de bois faltou-lhe a perna traseira. E, perdendo muito sangue, andou como gente, em dois pés, arrastando com dificuldade a parte posterior do corpo. Quis recuar e esconder-se debaixo do carro, mas teve medo da roda.
Encaminhou-se aos juazeiros. Sob a raiz de um deles havia uma barroca macia e funda. Gostava de espojar-se ali: cobria-se de poeira, evitava as moscas e os mosquitos, e quando se levantava, tinha folhas secas e gravetos colados às feridas, era um bicho diferente dos outros.


RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 144.ed. Rio de Janeiro: Record, 2020.


Vidas Secas figura entre os textos essenciais não apenas da chamada Geração de 30, mas sim da história da literatura brasileira. A história de Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho, Menino mais novo e Baleia propiciou um profundo e sensível retrato social de um Brasil cuja desigualdade social permanece. Dentre os trechos mais memoráveis da narrativa, temos o capítulo dedicado à morte de Baleia, que, como o narrador nos revela, é mais que um mero animal doméstico. Considerando a leitura do excerto e as explicações sobre a geração de 1930, analise as afirmações a seguir.


I. No excerto, observamos o uso econômico das palavras, marca da prosa de Graciliano Ramos, ao passo que o narrador não se prolonga na descrição dos fatos e cenas, mas as poucas palavras provocam duro impacto no leitor.
II. No excerto, observamos o antropomorfismo, marca da prosa naturalista, na medida em que o narrador apresenta-nos todos os fatos a partir da perspectiva da Baleia, que pensa e age como um ser humano.
III. A prosa regionalista da Geração de 30 preocupa-se em denunciar as mazelas sociais que acometiam principalmente os moradores da região nordeste, prevalecendo nessas obras o tom pessimista.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por luanacouto801
17

Resposta:

alternativa 5- l-ll-lll

Explicação:


danielguitarra7: Eu concordo. Questão cinco pois na página 222 do livro de Literatura Brasileira diz que José Américo de Almeida com sua obra A Bagaceira, deu início à prosa regionalista que consgraria a década de trinta como uma das mais fecundas da história da literatura brasileira.
Respondido por Haldrada
0

Alternativa correta: 5 (I, II e III)

Graciliano Ramos:

Foi um autor responsável por transformar a literatura regionalista nos anos de 1930, utilizando descritores geográficos para caracterizar a obra e os acontecimentos narrados. É também conhecido por garantir grande profundidade psicológica aos personagens, mesmo com uma linguagem próxima à oralidade e muito objetiva, ilustrando um Brasil sem grandes adjetivos e assolado pela crise econômica.

A literatura de Graciliano Ramos enquadra-se na segunda fase do modernismo brasileiro, com relatos do cotidiano, nacionalismo e críticas históricas e culturais à política da época.

Uma de suas marcas é a utilização de metalinguagem, ou seja, a linguagem utilizada para descrever ela mesma.

Neste sentido, tem-se que a primeira afirmativa é correta, uma vez que descreve a estrutura dos textos de Graciliano Ramos, fundamental para criar dimensão de crítica social às obras.

A segunda alternativa também é correta em decorrência da profundidade psicológica da personagem Baleia que, apesar de ser um cachorro, em vários trechos da obra é descrita quase como um ser humano, dada à sua complexidade e importância na trama.

Por fim, a última alternativa também está correta, uma vez que o autor se encaixa na fase modernista brasileira, marcada pela crítica social por meio da arte.

Para saber mais sobre Literatura, acesse: brainly.com.br/tarefa/20831376

#SPJ2

Perguntas interessantes