Português, perguntado por ari795, 1 ano atrás

“É apenas quando o pesquisador reconhece que existem outros universos simbólicos que ele é capaz de vislumbrar com mais precisão os contornos e os limites históricos de seus próprios valores, de sua cultura”. Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 83. Sobre as etapas do método etnográfico e os conselhos de Bronislaw Malinowski, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta: I – Entre os conselhos de Bronislaw Malinowski para a aplicação do método etnográfico estava a afastamento entre os nativos e o pesquisador. Essa conduta de pesquisa evita que a análise seja “contaminada” pelas preferências pessoais do investigador. II – Não é necessário estranhamento na etnografia. O estudioso deve procurar objetos não muito distantes de sua cultura. Assim, não pode existir perplexidade diante das práticas dos sujeitos analisados. III – Uma das etapas mais importantes da etnografia é a desconstrução dos estereótipos pré-concebidos. Para estarmos aptos a captar significados particulares, precisamos rever noções arraigadas de nossa própria cultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

I é falsa. Malinowski propõe o afastamento do pesquisador em relação à cultura do homem branco e a imersão total na cultura dos povos nativos, de modo a buscar entender a cultura nativa a partir do ponto de vista dos nativos.

II é falsa. O etnógrafo deve buscar afastar-se o máximo da sua cultura e "mergulhar" naquela que pretende estudar.

III é verdadeira, sendo um dos principais objetivos de todo etnógrafo superar os preconceitos e ideias falsas e construir ideias verdadeiras sobre o povo estudado.


ari795: correto é A
ari795: Apenas a assertiva III está correta. Segundo Carvalho (2013, p. 83) “A primeira etapa se caracteriza pelo estranhamento resultante de algum acontecimento em campo. A perplexidade diante de uma prática que, para os sujeitos pesquisados, parece banal pode criar espaço suficiente para a construção de um objeto de análise”. Entre os vários conselhos de Malinowski está o seguinte “. Contato estreito com os nativos que produza uma familiarização entre estes e o pesquisador” (CARVALHO, 2013, p. 84).
Perguntas interessantes