6- (UEL-PR) O Parnasianismo brasileiro foi um movimento:
Escolha uma:
a. Teatral e artístico do início do século XX.
b. Lítero-musical do início do século XX.
c. Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX.
d. Poético do final do século XIX e início do século XX.
e. Poético do final do século XVIII e início do século XIX.
7- (Fesp-PR) Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em Cruz e Sousa, encontramos poesia desleixada, sem apuro formal.
b. Cruz e Sousa, devido a sua fonte espiritualidade, nunca abordou a angústia sexual.
c. Em Cruz e Souza, a forma guarda o apuro parnasiano.
d. O Simbolismo tem seu início em 1893, com a publicação de duas obras de Cruz e Sousa.
e. A poesia de Cruz e Sousa é predominantemente otimista e superficial.
8- A passagem do Romantismo para o Realismo acompanha um período de muitas mudanças na história econômica, política e social brasileira. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
Escolha uma:
a. As alternativas a e b são válidas.
b. Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
c. As alternativas a e c são válidas.
d. Aluísio Azevedo publica O Mulato.
e. José de Alencar publica Lucíola.
9- (UFRS) Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por:
Escolha uma:
a. Revelarem perícia na elaboração de poemas de quatro a seis versos cujos temas principais eram o amor não correspondido e as características da natureza nacional.
b. Denunciarem o autoritarismo da República Velha e as más condições de vida da maioria da população da cidade do Rio de Janeiro.
c. Elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva.
d. Recusarem-se a participar da vida política no início da República e por retomarem a lírica religiosa de tradição renascentista e barroca.
e. Escreveram longos poemas narrativos em verso livre misturando mitos greco-latinos e o cotidiano das modernas metrópoles.
10- (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém as características do Simbolismo, de que é exemplo a estrofe a seguir.
Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
de luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...
Escolha uma:
a. Preocupação fundamental com a técnica do poema, exigindo a impassibilidade do poeta; gosto pelos poemas descritivos.
b. Verso livre, técnica cinematográfica, arte como “coisa não séria”.
c. Culto do contraste, no plano da linguagem e no plano das ideias; abuso das descrições; preocupação com os conceitos.
d. Retorno ao passado, gosto pelas ruínas e pelo exótico; exagero nas emoções e na forma de expressão.
e. Interesse pelo místico; conhecimento intuitivo, não lógico; palavras escolhidas para sugerir, não para descrever ou explicar.
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6. O Parnasianismo brasileiro desenvolveu-se no país durante o século XIX, marcado didaticamente o seu início com a publicação de "Fanfarras" de Teófilo Dias, em 1882, e o seu término em 1893 com o início do Simbolismo.
Foi um movimento essencialmente poético, com destaque para os seguintes autores: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira (a famosa tríade brasileira do parnasianismo).
Didaticamente, foi um movimento de curta duração (somente 11 anos de atividade), mas ainda pode ter perdurado até o início do século XIX. Então, a resposta mais segura será:
d. Poético do final do século XIX e início do século XX.
7. O Simbolismo brasileiro sucedeu o Parnasianismo. Teve seu início em 1893 (final do século XIX) com a publicação de "Missal e Bróqueis", de Cruz e Sousa. O término desse movimento se deu por volta de 1902 com a publicação de Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Um dos principais representantes desse movimento foi o poeta Cruz e Sousa, em cujas produções poéticas o conhecido "Cisne Negro" buscou transparecer os duros problemas que enfrentava em decorrência da discriminação racial e social, pois era negro e filho de escravos.
Tinha, sim, grande preocupação formal em suas poesias, por influência parnasiana. Então,
c. Em Cruz e Souza, a forma guarda o apuro parnasiano.
8. O Realismo brasileiro teve início em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cuba, de Machado de Assis, grande representante desse movimento, então a letra b.
O início do Naturalismo é marcado com a publicação de O Mulato, de Aluísio Azevedo, no mesmo período.
9. Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por:
c. Elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva, pois os parnasianos prezavam por formas poéticas tradicionais, purismo e preciosismo vocabular, objetividade, tendência descritiva, rigor técnico, dentre outras características.
10. Dentre das várias características das produções literárias do Simbolismo, temos:
e. Interesse pelo místico; conhecimento intuitivo, não lógico; palavras escolhidas para sugerir, não para descrever ou explicar.
Um dos principais objetivos dos simbolistas, segundo Alfredo Bosi, era a transcendência a fim de reconquistar o sentimento de totalidade, quase não presente desde a crise do Romantismo.
Foi um movimento essencialmente poético, com destaque para os seguintes autores: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira (a famosa tríade brasileira do parnasianismo).
Didaticamente, foi um movimento de curta duração (somente 11 anos de atividade), mas ainda pode ter perdurado até o início do século XIX. Então, a resposta mais segura será:
d. Poético do final do século XIX e início do século XX.
7. O Simbolismo brasileiro sucedeu o Parnasianismo. Teve seu início em 1893 (final do século XIX) com a publicação de "Missal e Bróqueis", de Cruz e Sousa. O término desse movimento se deu por volta de 1902 com a publicação de Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Um dos principais representantes desse movimento foi o poeta Cruz e Sousa, em cujas produções poéticas o conhecido "Cisne Negro" buscou transparecer os duros problemas que enfrentava em decorrência da discriminação racial e social, pois era negro e filho de escravos.
Tinha, sim, grande preocupação formal em suas poesias, por influência parnasiana. Então,
c. Em Cruz e Souza, a forma guarda o apuro parnasiano.
8. O Realismo brasileiro teve início em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cuba, de Machado de Assis, grande representante desse movimento, então a letra b.
O início do Naturalismo é marcado com a publicação de O Mulato, de Aluísio Azevedo, no mesmo período.
9. Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por:
c. Elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva, pois os parnasianos prezavam por formas poéticas tradicionais, purismo e preciosismo vocabular, objetividade, tendência descritiva, rigor técnico, dentre outras características.
10. Dentre das várias características das produções literárias do Simbolismo, temos:
e. Interesse pelo místico; conhecimento intuitivo, não lógico; palavras escolhidas para sugerir, não para descrever ou explicar.
Um dos principais objetivos dos simbolistas, segundo Alfredo Bosi, era a transcendência a fim de reconquistar o sentimento de totalidade, quase não presente desde a crise do Romantismo.
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poético do final do século xvlll e no início do século xlx
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