e Agora, iremos exercitar a sua capacidade de mudar o foco narrativo do texto.
Para isso, apresentaremos pequenos trechos de obras literárias. •
Leia atentamente os trechos; •
Identifique o foco narrativo utilizado em cada um deles; e Entenda o encadeamento de ideias e fatos; e
• Anote os acontecimentos mais importantes; Escolha o novo foco que você irá adotar.
Texto 1 "Meu pai tinha uma pequena propriedade na Inglaterra; eu era o terceiro de cinco filhos. Enviou-me a estudar numa escola de Cambridge, quando eu tinha quatorze anos. Ali per- maneci três anos, inteiramente dedicado aos estudos. Mas o encargo de me sustentar se tornou demasiado alto para uma fortuna modesta. Tornei-me, então, aprendiz do senhor James Rates eminente médico-cirurgião de Londres, com quem permaneci por quatro anos. meu pai enviava me, de quando em quando, algum dinheiro que eu investia no estudo da navegação e em áreas das matemáticas úteis a quem pretende viajar. sempre acreditei que mais cedo ou mais tarde seria este meu destino"
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Pede-se, em primeiro lugar, que se identifique o foco narrativo de cada texto. No texto 1, o foco narrativo é de primeira pessoa, ou seja, o narrador coloca-se como um dos protagonistas dos acontecimentos narrados. Logo, deve-se reescrever o texto adotando-se um foco narrativo diferente, ou seja, de terceira pessoa.
Dessa maneira, uma resposta pode ser construída substituindo-se os pronomes de primeira pessoa por pronomes de terceira pessoa, fazendo ainda as adequações necessárias.
Exemplo
Para ajudar na construção da resposta, vejamos um exemplo:
- Texto original: "Meu pai tinha uma pequena propriedade na Inglaterra..."
- Foco narrativo de terceira pessoa: "O pai dele tinha uma pequena propriedade na Inglaterra..."
Focos narrativos
O foco narrativo é o ponto de vista do narrador, ou seja, daquele que conta a história. Pode ser:
- De primeira pessoa: quando o narrador é um dos personagens da história, podendo ser um personagem menor ou um protagonista.
- De terceira pessoa: Quando o narrador conta a história de fora. Nesse caso, pode ser um narrador observador, que conta a história a certa distância, ou um narrador onisciente, que é capaz de acessar emoções e intenções das personagens.
Entenda mais sobre focos narrativos:
https://brainly.com.br/tarefa/52296796
#SPJ1
Perguntas interessantes