É aceitável a realização de pesquisas com células-tronco a partir de embriões, já que segundo a Igreja e muitos cientistas a vida tem início na fecundação?
É ético produzir clonagem humana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
SIM POIS E CELULA TRONCO PODERIA CURAR VARIAS DOENÇAS TERMINAIS SEQUELAS, CLONAGEM HUMANAS ACHO QUE SO NO FUTURO, MAS ACHO QUE NAO.
Explicação: TIPO A PARALISAZAO DO CORPO
Resposta:
• É aceitável a realização de pesquisas com células-tronco com a finalidade de curar pessoas que sofrem com doenças incuráveis?
Com o avanço da tecnologia vem as pesquisas realizadas com células-tronco embrionários, mas que tem gerado muito conflito político e moral.
As células-tronco não são especializadas com as propriedades de auto renovar, ou seja, não é possível que gere as mesmas células por toda a vida e diferentes tipos celulares com suas funções específicas.
As pesquisas sobre células-tronco estão há algum tempo na mídia pelos diversos experimentos realizados com animais. Com o acesso à Internet, muitos pacientes têm acesso as informações relacionadas as pesquisas já realizadas.
A Lei Federal 11.105 brasileira regulamenta e permite o uso de célula-tronco embionária para pesquisas e terapias.
• É aceitável a realização de pesquisas com células-tronco a partir de embriões, já que segundo a igreja e muitos cientistas a vida tem início na fecundação?
Vejamos: "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: I – sejam embriões inviáveis; ou II – sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento". Acrescenta ainda o dispositivo que em todos os casos é indispensável o consentimento dos genitores, vedando a comercialização do material biológico a que se refere o artigo.
O Supremo decidiu, por seis votos a cinco, que a Lei de Biossegurança não fere a Constituição Federal. Em seu voto, tais foram as palavras do ministro Marco Aurélio de Mello: "Desculpem-me a expressão, mas o destino de todos esses embriões seria o lixo sanitário. Dá-se-lhes, portanto, uma destinação nobre. Não vejo qualquer ofensa à dignidade humana o uso de pré-embriões inviáveis ou congelados, que não teriam como destino senão um lamentável descarte".
Para os cientistas a decisão consiste na vitória deles e também do povo, que será diretamente beneficiado com as pesquisas e com a melhoria da saúde. Para eles, a não-aprovação da liberação de pesquisas acarretaria na punição de muitas pessoas doentes e na punição de estudiosos que acreditam no poder de cura da células-tronco.
• É ético produzir clonagem humana?
Adolfo Sanchez Vasquez define ética como "a teoria ou ciência do comportamento dos homens em sociedade" ···, que investiga os postulados que envolvem a moral. Contudo, é preciso diferenciar ética e moral. Enquanto esta se expressa como manifestação do comportamento humano em diversos contextos culturais, aquela é empírica, porque busca desvendar o comportamento moral da humanidade. O mundo da moral é fático, exterior e palpável, a ética, ao revés, terá sempre um método para investigar a experiência dos fatos morais. Por isso, é perfeitamente possível falar em "morais" como manifestações históricas e contextualizadas de comportamentos humanos, tendo a ética, por seu turno, uma preocupação mais isenta e metodológica, ao circunstanciar um objeto a ser investigado, com pretensão de universalidade.
Explicação:
Espero ter ajudado!!! :)