É a partir do levantamento das reais necessidades da população que se criam as políticas públicas, as quais devem elaborar planos de ação com o objetivo de minimizar e/ou resolver os problemas da sociedade. O conhecimento das políticas públicas de saúde específicas para cada público a ser assistido é extremamente relevante quando se deseja analisar a situação da saúde atual, além de permitir uma visão mais ampliada sobre as conquistas alcançadas, desafios e rumos a serem trilhados. Sobre essa temática, analise as afirmativas que seguem: I. Apenas nas primeiras décadas do século XX é que a saúde da mulher recebeu um olhar diferenciado dos gestores e, então, passou a fazer parte das políticas nacionais de saúde. II. Com o movimento feminista brasileiro em meados da década de 60 que propunha entre outras coisas a igualdade de gênero, foi possível ampliar o conceito de saúde da mulher, entendendo a saúde sexual e reprodutiva como um direito. III. Em 1983, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), buscando integralizar a assistência a essa clientela com ações educativas, voltadas somente para diagnóstico e tratamento. IV. Em 2004, foi elaborada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), a fim de atender às reais necessidades das mulheres brasileiras e, nesse sentido, reduzir índices de morbidade e mortalidade por causas evitáveis. Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:
Soluções para a tarefa
A Saúde da Mulher, um tema muito debatido nos tempos atuais, não era tão comentado no passado, pois a mortalidade da mulher acompanhava a dos homens. Sobre as afirmações junto ao texto, estão corretas apenas II e IV.
I. É FALSA. Nas primeiras décadas do século passado (século XX), pouco se era debatido sobre as doenças relacionadas a saúde da mulher, se limitando a histeria, o começo dó século teve maior preocupação com os contextos de guerras e a famigerada gripe espanhola.
II. É VERDADEIRA, mas com ressalvas. Na década de 1960 realmente se começou um movimento feminista no Brasil, mas não foi discutido direitos sexuais e reprodutivos, sendo a pílula anticoncepcional algo para mulheres casadas, um controle de natalidade para a família.
III. É FALSA. Durante o período militar nada foi feito pela saúde da mulher.
IV. É VERDADEIRA sem ressalvas. Após a lei 8080 de 1990, o SUS foi criado e com os anos, diversas outras políticas de saúde como atenção integral a saúde da mulher <3
Resposta:
I, II, IV
Explicação:
PAG 97